Topo

Cozinha nerd: panela que mexe sozinha a comida dispensa cozinheiro

Jamie Oliver (esq) e executivo da Philips apresentam Home Cooker - Divulgação e Ana Ikeda/UOL
Jamie Oliver (esq) e executivo da Philips apresentam Home Cooker Imagem: Divulgação e Ana Ikeda/UOL

Ana Ikeda

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

30/08/2012 14h06

Jamie Oliver, chef britânico famoso pelos programas na TV com dicas culinárias, exibiu nesta quinta-feira (30) na Alemanha uma série de produtos para quem gosta de cozinhar e ele mesmo ajudou a criar com a Philips. O chef inclusive colocou Pieter Nota, diretor da área de Consumer Lifestyle da empresa, para cozinhar um prato indiano – embora a ajuda fosse dispensável. O produto demonstrado, a Home Cooker, é uma panela que mexe sozinha a comida.

A panela “nerd”, na verdade, é um conjunto de quatro peças: a panela em si, o processador de alimentos, a cesta para cozimento a vapor e o “segundo andar” (uma panela adicional). A promessa de um conjunto prático para quem não quer cozinhar várias coisas ao mesmo tempo. “Queria ajudar a limpar o design dos produtos para descomplicar o trabalho na cozinha”, comentou Oliver.

Um sensor de temperatura, segundo o fabricante, é o que impede a comida de queimar: ele desliga automaticamente. “Temos controle completo da temperatura”, destacou Oliver. 

É possível picar os alimentos do processador direto na panela. E o melhor: não é necessário ter um ajudante (mas o executivo da Philips até que tentou). A própria panela já vai mexendo os ingredientes automaticamente, sempre no mesmo ritmo. “Você realmente quer ficar com a barriga no fogão durante meia hora? Ninguém mais tem tempo para isso”, brincou o chef britânico.

São dois níveis na panela: em cima é possível adicionar mais uma peça e cozinhar, por exemplo, arroz ou uma massa, além de alimentos no vapor. Junto com a Home Cooker vem um livro com receitas do chef – sim, ela “cozinha” sozinha, mas você precisa saber o que exatamente colocar na panela.

A panela “nerd”, apesar de prática, não custa barato. Será vendida no mercado europeu por 399 euros (cerca de R$ 1.026). Ainda não há previsão sobre a chegada da Home Cooker no Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da Philips no Brasil, a intenção da empresa é lançar o produto em 2013 no país. Ao UOL Tecnologia, a empresa disse querer oferecer o produto com um preço competitivo.