Topo

Pesadão, Ativ Smart PC da Samsung junta tablet e notebook em um único portátil

Ativ Smart PC é um computador híbrido com Windows 8 que pode ser usado como laptop ou tablet - Divulgação
Ativ Smart PC é um computador híbrido com Windows 8 que pode ser usado como laptop ou tablet Imagem: Divulgação

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

30/08/2012 10h27Atualizada em 30/08/2012 12h19

Rumo a uma direção já adotada pela Asus, a Samsung decidiu apostar no modelo híbrido entre tablet e notebook. Apresentado nesta quarta-feira (29) no Mobile Unpacked, em Berlim, o Ativ Smart PC “troca” de identidade e vem com o sistema Windows 8, desenvolvido pela Microsoft justamente para uso em múltiplas plataformas. O preço e a data de lançamento da novidade não foram divulgados.  

À primeira vista, o Ativ Smart PC é bastante prático. Porém, o peso – tanto do tablet sozinho como o do conjunto com o teclado – é desanimador. Ao segurar com uma das mãos apenas o tablet, que pesa 762 gramas (contra 652 gramas do iPad), sentimos depois de algum tempo um desconforto. Junto com o teclado, o peso sobe para 1,45 kg – mais do que ultrabooks da própria Samsung.

Outro fator que desagradou foi a falta de encaixe entre as duas peças, no modelo observado pelo UOL Tecnologia. Há um botão no teclado para destravar o encaixe e separar o tablet. Porém, uma vez reconectado ao teclado, a “tela” não ficou bem presa. Temos de considerar, entretanto, que o modelo em exibição era bastante manuseado no local.  

Fora isso, o híbrido entre tablet e notebook deve agradar ao público que precisa produzir conteúdo, tarefa bastante restrita no caso do uso exclusivo de um tablet. E com a vantagem do Windows 8 ter o entrosamento necessário com a suíte de aplicativos Office.

O aparelho terá duas versões, uma mais simples e a Pro, com configuração mais robusta (tem processador Intel Core i5 e 4GB de RAM). Vale lembrar ainda que completam a linha Ativ Tab (só tablet) e o Ativ S (smartphone), ambos com sistema Windows 8.