Topo

Governo russo lança "cópia" de Android sem participação da Google

Robôs verdes simbolizam o sistema Android - Beck Diefenbach/Reuters
Robôs verdes simbolizam o sistema Android Imagem: Beck Diefenbach/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/09/2012 18h25

O governo russo desenvolveu um sistema muito parecido com o Android, mas sem que o Google tenha acesso a ele. O nome do "novo" software é "Sistema Operacional Móvel da Rússia" - em inglês, Russian Mobile Operating System (RoMOS) - de acordo com o site ‘Ubergizmo’.

Os produtos que utilizam esse sistema operacional possuem previsão de chegada ao mercado no fim deste ano, com custo de U$ 460 (cerca de R$ 920).

A motivação para criar o software é a suposta capacidade da Google de capturar informações sobre os hábitos dos usuários que utilizam o Android.

O objetivo do programa é proporcionar aos membros da administração russa um ambiente seguro, de forma que possam trocar dados sem correr o risco de que esses bytes caiam nas mãos da empresa norte-americana.

Ainda segundo o site, além de inovar no software dos smartphones, o governo também teria adicionado ao sistema móvel o seu próprio GPS (Global Position System), chamado de Glonass (Global Navigation Satellite System).

Novamente, a justificativa para a criação de um novo software seria uma forma de prevenir uma possível ação americana, uma vez que os Estados Unidos possuem controle do sistema de GPS.

De acordo com uma análise de documentos realizada pelo ‘Wall Street Journal’, a Google e a Apple seriam capazes de registrar informações da localização do usuário via GPS e transmitir para as bases de dados das empresas.