Topo

Hackers dizem que supostos dados vazados da Apple saíram do FBI; órgão nega ''evidências''

Do UOL, em São Paulo

05/09/2012 11h11

O FBI (polícia federal norte-americana) disse nesta terça-feira (4) “não haver evidências” de que o grupo hacker Antisec tenha acessado o notebook de um agente, obtendo assim acesso a milhões de números que identificam aparelhos da Apple e seus usuários. No Twitter, o Antisec disse possuir 12 milhões dessas identificações e forneceu o link para um arquivo que teria 1 milhão delas.

Segundo a "CNN", um porta-voz do FBI descartou evidências da invasão de um laptop usado por seus agentes ou de que o órgão teria esses dados pertencentes à Apple.

Já o Antisec afirma que uma vulnerabilidade do Java foi explorada na segunda semana de março para invadir um computador Dell Vostro usado por um agente. Com isso, os integrantes do grupo teriam acessado uma pasta com 12.367.232 identificações de aparelhos da Apple, além de nomes dos usuários, número de telefone, endereço e CEP. O arquivo publicado teria apenas os dados de identificação dos gadgets, e não os pessoais.

O site “Mashable” cita as suspeitas de que os dados do presidente Barak Obama – usuário de iPad – estejam nesta lista. A página também fornece o link de uma empresa de segurança que promete mostrar se a identificação de determinado aparelho da Apple está no arquivo divulgado.

Graham Cluley, especialista da empresa de segurança Sophos, disse à "CNN" que o arquivo do Antisec parece conter informações verdadeiras.  “Certamente seria pior se eles tivessem divulgado os dados pessoais. Mas, até o momento, parece que eles estão mais interessados em constranger o FBI do que colocar pessoas inocentes em risco”, continuou. 

Essa identificação da Apple é composta por uma sequência de 40 letras e números. Ela não detalha informações do usuário, mas isso pode acontecer quando a identificação é associada a senhas, à conta no iTunes e a outras informações pessoais contidas nos eletrônicos.