Topo

American Airlines recebe autorização para usar iPad como "guia" para pilotos nos EUA

Pilotos de algumas aeronaves da American Airlines poderão usar tablets no cockpit - REUTERS/Colin Braley
Pilotos de algumas aeronaves da American Airlines poderão usar tablets no cockpit Imagem: REUTERS/Colin Braley

Do UOL, em São Paulo

11/09/2012 15h11Atualizada em 11/09/2012 15h25

A companhia americana American Airlines conseguiu a aprovação da FAA (órgão de administração federal de aviação) para que os pilotos troquem os papéis de referências sobre voos pelo iPad nos Estados Unidos. De acordo com a companhia, a substituição dos materiais pelo tablet trará uma economia estimada de US$ 1,2 milhão por ano em combustível.

Antes de utilizar o tablet, os pilotos tinham que carregar uma bolsa de quase 16 kg com documentação de referência e manuais de voo.  Em comparação, um iPad pesa no máximo 700 gramas (versão Wi-Fi e 3G da última versão apresentada pela Apple).

O tablet foi homologado para ser o “guia” do piloto em aeronaves Boeing 777. A companhia aérea espera que até o fim do ano a FAA aprove o uso do portátil em todos os tipos de aeronaves. A partir de janeiro de 2013, a American Airlines informou que vai parar de distribuir papéis de referência para os profissionais da empresa.

A adoção de tablets pela American Airlines faz parte do programa “Electronic Flight Bag”. O portátil que os pilotos recebem vem com um aplicativo da Boeing. A autorização da FAA permite que o portátil seja utilizado da aterrisagem até a decolagem da aeronave. Apesar de adotar o iPad, a companhia não descarta utilizar outros modelos conforme eles sejam aprovados pelo órgão de aviação americano.

Em 2011, a companhia aérea norte-americana já tinha conseguido autorização para utilizar o tablet em alguns voos. Além dos pilotos, a empresa considera distribuir portáteis para comissários de bordo para facilitar no atendimento aos passageiros.