Topo

Dica de download: saiba como usar programa que converte formatos de vídeos

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

12/09/2012 06h02

Baixar vídeos da internet já se tornou prática comum para a maioria dos usuários. Existem diversos programas que facilitam a vida de quem deseja realizar o download de conteúdo multimídia por meio da web.

O que ocorre é que, vez ou outra, os vídeos não estão com uma extensão compatível com o seu player. Muitas vezes, de acordo com seu formato, é impossível rodar o filme em seu celular ou tablet, por exemplo. Mas há alguns programas que podem solucionar esse problema e permitir que fiquem na extensão de sua preferência.

O Free Video Converter pode ser boa opção para isso. Entretanto, antes de começar a utilizá-lo é importante se certificar se que o vídeo que deseja converter já está salvo em sua máquina: o software apenas converte, não baixa.

Depois de realizar o download do software e com ele na máquina, o procedimento de conversão de filmes é rápido. Veja como passo a passo abaixo.

1. Abra o programa e clique em Add File.

2. Em seguida, encontre o vídeo que deseja converter e clique em Abrir.

3. Em Output Format selecione qual a extensão que o vídeo deve ser convertido.

4. Selecione a opção Convert Video.

O vídeo com o novo formato será automaticamente armazenado na pasta de origem de sua versão anterior. É possível alterar isso a partir da opção Output directory, que deverá ser mudada antes de finalizar a operação de conversão.