Windows 8 será lançado dia 25 de outubro

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Convite enviado pela Microsoft aos jornalistas

    Convite enviado pela Microsoft aos jornalistas

A Microsoft divulgou, nesta segunda-feira (14), a data oficial de lançamento do sistema operacional Windows 8. O software será divulgado dia 25 de outubro, em evento realizado em Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, o início das vendas do sucessor do Windows 7 vai começar no dia 26 de outubro.

A informação foi passada em um convite enviado pela empresa aos jornalistas.

De acordo com o site “Engadget”, o software viria um dia antes do lançamento do tablet da Microsoft, o Surface, que chegaria ao mercado por US$ 199 (cerca de R$ 400), utilizando o Windows 8.

Já o site "ZDNET" afirma que a fabricante iria divulgar o Windows Phone 8 no dia 29 de outubro, quatro dias depois de oficializar o Windows 8 para tablets e desktops. 

Windows 8

O sistema operacional Windows 8 é a aposta da Microsoft para conseguir mais clientes em um mercado dominado pelo iOS da Apple e o Android da Google. Isso porque o software é polivalente e foi desenvolvido para funcionar tanto nos tablets quanto nos computadores desktop.

O lançamento chega ao mercado apostando na união de duas infarces diferentes: a Metro e o tradicional Desktop. Na tela que leva o nome de Metro, os ícones são colocados lado a lado em forma de quadrados coloridos, que possuem design inspirado nas placas do metrô de Londres.

  • Interface Metro do Windows 8

A ideia é proporcionar interação e dinamizar o uso do computador, principalmente nos gadgets que possuem tecla touchscreen.

Já para as tarefas mais burocráticas, como utilizar o Office, arrastar arquivos, executar várias abas do navegador ao tempo, a melhor opção é utilizar um mouse e um teclado na tela do “antigo” desktop.

Diversos fabricantes já divulgaram produtos que funcionam com o sistema operacional da Microsoft como base. A Samsung apresentou a linha ATIV, que inclui tablet, smartphone e ultrabook com Windows 8. A Nokia desenvolveu o smartphone Lumia 920.

Empresas como a Sony, HTC, Lenovo, Dell e Asus, entre outras, também criaram produtos que funcionam com Windows 8.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos