Topo

Conheça aplicativos que "rastreiam" amigos e familiares -- mas só se eles permitirem

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

18/09/2012 06h04

Os filhos crescem e a preocupação dos pais também. Afinal, com tantas notícias sobre violência e acidentes, não é fácil ficar tranquilo quando um adolescente vai para a balada. O smartphone não livra as pessoas desses riscos, mas pode deixar alguns pais mais tranquilos, caso a questão seja saber onde seus parentes estão. Aplicativos para smartphone usam recursos como o GPS para mostrar no mapa onde estão os membros de sua família, e alguns até incluem botão de pânico, para facilitar um pedido de socorro.

Esses programas levantam questões sobre privacidade, pois monitoram onde estão os usuários de telefone celular. É importante reforçar que os aplicativos aqui sugeridos não ficam “escondidos” (portanto o dono do celular está ciente de sua existência) e só funcionam bem se o próprio usuário colaborar. Caso contrário, é possível desconectar do serviço, desligar o aparelho e até mesmo desinstalar o aplicativo.

Life360 Family Locator

  • Reprodução

Aplicativo em inglês que cria uma espécie de rede privada para sua família, com direito a troca de mensagens via internet (texto ou voz) e mapa com imagens de satélite mostrando a localização de seus familiares.

Para que as outras pessoas saibam que você está bem, ele inclui o recurso de Check In, que permite enviar mensagens para os parentes com apenas um toque (há textos prontos para essa situação).

E se houver algum problema com algum dos membros desse grupo, basta tocar no botão de pânico. Ele dispara mensagens via aplicativo, SMS e e-mail com a data e a localização de quem precisa de socorro. Permite o acompanhamento também no computador. 

Grátis

Para iPhone, Android e BlackBerry 

Buscar Meus Amigos

  • Reprodução

Software da Apple com interface em vários idiomas (inclusive em português) que permite visualizar em um mapa a localização de parentes e amigos.

Como em uma rede social, é necessário enviar solicitação para adicionar um contato. Inclui recurso que permite disparar convites para compartilhar localizações por tempo específico.

Assim, se você marcar um almoço, por exemplo, poderá enxergar no app se o seu acompanhante já está chegando. Exige que o usuário tenha uma conta no serviço iCloud.

Grátis

Para iPhone 

Family Locator

  • Reprodução

Depois que o usuário cria uma conta no serviço, o aplicativo já reconhece automaticamente a localização do smartphone.

O programa permite criar grupos privados de usuários para conversas de texto, exibe lista de ligações feitas pelo usuário e permite estabelecer uma área monitorada no mapa para que um pai, por exemplo, seja alertado se seu filho deixar a região determinada.

Em sua versão gratuita, só é possível cadastrar dois usuários para serem monitorados, além de exibir anúncios o tempo todo. Já o pacote Premium custa salgados R$ 20 por mês.

Grátis e também versão paga (R$ 20 mensais)

Para Android

Google Latitude

  • Reprodução

Quer saber por onde anda a galera? O Latitude mostra em um mapa a posição de amigos e familiares e a distância.

Ao tocar sobre a imagem da pessoa, é possível selecionar o botão como chegar, que exibe itinerários dentro do Google Maps, com nomes de ruas e visão por satélite.

E mesmo quem não está com o smartphone pode acompanhar a localização de seus contatos. Basta entrar com sua senha neste endereço. Permite escolher que amigos conseguem visualizá-lo.

Grátis

Para iPhone e Android