Topo

Usuários dizem que erro no Facebook expõe mensagens privadas antigas; empresa nega

Do UOL, em São Paulo

24/09/2012 18h37

Alguns usuários do Facebook relataram nesta segunda (24) que mensagens privadas enviadas há alguns anos estão aparecendo publicamente na linha do tempo da rede social. A companhia, no entanto, alega que as mensagens em questão sempre estiveram visíveis, segundo o “Huffington Post”.

De acordo com o “Metro France”, as mensagens privadas expostas seriam as enviadas entre 2007 e 2009. Já o “Nouvel Observateur” informa que usuários teriam percebido o erro envolvendo mensagens também de 2010 a 2012.

As mensagens, segundo os jornais franceses, teriam sido enviadas pela caixa privada do Facebook ou via chat, mas agora estariam misturadas a comentários em posts antigos na rede social.

Como "esconder" posts antigos

  • Reprodução

    No post antigo, vá no canto superior direito e abra as opções de configurações. Escolha "Ocultar exibição na linha do tempo"

Por meio de nota, o Facebook informou que estava a par do suposto erro reportado por usuários, mas disse que eles “erroneamente acreditaram que mensagens privadas estavam aparecendo na Timeline”. “Nossos engenheiros investigaram esses relatos e descobriram que se tratavam de mensagens antigas postadas no mural que desde de sempre estavam visíveis a todos", diz a nota.

O engano dos usuários pode ter ocorrido porque a rede social até 2008 não dispunha da ferramenta de chat privado; ela inclusive demorou a chegar a todos no serviço, pois foi lançada “aos poucos” para toda a base de perfis. Até então, o uso dos murais no Facebook ocorria de forma diferente da atual – era comum “conversar” com os amigos diretamente de perfil para perfil e as mensagens ficavam visíveis para quem quisesse lê-las.

Em todo caso, se o usuário não quiser expor esses posts antigos, basta restringir a privacidade da mensagem, clicando no canto superior direito dela. Aparecerá a opção “Ocultar exibição na Linha do tempo”.