Topo

Cofundador da Apple se diz decepcionado com mapas do iOS 6, mas minimiza o problema

Steve Wozniak, cofundador da Apple, em foto registrada na fila para o lançamento do iPhone 5, na Austrália  - Reprodução
Steve Wozniak, cofundador da Apple, em foto registrada na fila para o lançamento do iPhone 5, na Austrália Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/09/2012 16h31

Durante uma palestra nesta semana em Sidney, Austrália, Steve Wozniak afirmou que está adorando seu iPhone 5, mas admitiu estar decepcionado com a ferramenta Apple Maps -- o cofundador da Apple enfrentou uma fila em Brisbane (Austrália) para comprar a novidade em primeira mão. Ainda assim, ele diz não saber se os problemas são tão severos como apontam os usuários.

O sistema de navegação substituiu o Google Maps no sistema operacional iOS 6, que já vem instalado no iPhone 5, e vem recebendo muitas críticas. 

“Tentei fazer a navegação até algum lugar, mas não consegui chegar onde queria usando só a voz”, afirmou ao site ZDNet Australia. “Fiquei um pouco decepcionado, porque adoro dar comandos com a voz em meus telefones com Android. Mas eles [os telefones] sempre entendem o que quero e têm como melhores bancos de dados”, afirmou.

Apesar da declaração, ele afirmou que as reações sobre as falhas no sistema de mapas podem ser exageradas. “Tenho lido sobre os problemas e não sei se eles são tão severos”, afirmou. O cofundador da Apple comparou o problema com o Antennagate, problema de sinal existente no iPhone 4. Wozniak afirma nunca ter enfrentado essa falha no aparelho.

“Às vezes, há muitas reclamações sobre uma pequena coisa que as pessoas descobrem, mas não é tão duro lidar com esses problemas na vida. Não seu sobre o sistema de mapas. Estou um pouco preocupado com seu uso, mas estou garantido com diversos outros aplicativos para navegação”, afirmou, ainda segundo o site australiano. 

Em visita ao Brasil em janeiro do ano passado, Wozniak mostrou a importância que dá ao controle por voz nos eletrônicos – sua aposta para o futuro, como ele mesmo definiu na época. Na ocasião, ele chegou a comparar a utilização desse recurso com o início do uso do mouse nos computadores pessoais.