Topo

Aplicativos para smartphone ajudam a se dar bem na escola; veja

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

26/09/2012 06h05

Quando tenho que entregar o trabalho de matemática? E o que vai cair na prova de química? Quem faz parte do meu grupo de biologia? Se sua vida na escola ou faculdade anda meio bagunçada, saiba que é possível organizá-la com aplicativos para smartphone ou tablets. Eles trazem recursos como calendários inteligentes, bloco de anotações que permitem inserir lembretes de voz ou mesmo fotos, além de alarmes para avisar sobre atividades importantes. Confira abaixo algumas dessas alternativas.

Inclass

Apesar de estar em inglês, o Inclass tem uma interface intuitiva, que pode ser utilizada mesmo por quem não domina o idioma. Para começar, ele exibe a capa de um livro. Nele, você pode colocar qual curso está fazendo e suas matérias, com dias e horários nos quais elas acontecem e até um perfil do professor, com direito a foto, telefone e e-mail.

Ele inclui um bloco de notas estilizado, que permite acrescentar lembretes e informações com voz, além de fotos. Essas notas podem ser enviadas por e-mail, compartilhadas no Facebook ou enviadas para o computador via iTunes. Na área de tarefas é possível marcar lições de casa, projetos ou estudo para provas, com alarme programável com lembretes sonoros.

Grátis
Para iPhone

Homework

Ferramenta que pode ser utilizada tanto por professores (que costumam lidar com várias classes e escolas) ou alunos. Para facilitar a vida do usuário, está disponível em 17 idiomas, incluindo aí a língua portuguesa.

O primeiro passo é clicar na tabela de horários e selecionar os dias de aulas, para inserir a programação da semana. Também é possível programar tarefas de casa, com campos para marcar capítulos a serem estudados, incluir um alarme de lembrete e até fotos (da lousa ou dos livros, por exemplo).

As tarefas e aulas passam a constar na lista do dia ou mesmo da semana. Permite fazer cópias de segurança e inclui espaço para a inclusão de feriados (mas não importa as datas festivas automaticamente do calendário).

Grátis
Para Android

iStudiez Pro

Programa disponível em 29 idiomas, incluindo o português, e que importa informações de outros calendários do usuário, como o de feriados e aniversários. Com ele é possível colocar no smartphone todo o seu calendário de aulas, com horário, perfil dos professores (com nome, e-mail, telefone e até foto) e em qual sala acontece cada atividade.

Também é possível gerenciar datas das provas, que temas vão cair, além de anotar datas para entregas de trabalho e marcar quais obrigações, como lições de casa, já foram feitas. Inclui backup online, para o caso da perda do equipamento, além de sistema de notificações para avisar o estudante mais esquecido.

R$ 2 (Versão grátis tem menos recursos)
Para iPhone e iPad

Yasp Class Schedule

Aplicativo bem enxuto, em inglês ou espanhol, para quem quer um calendário de aulas da semana na palma da mão.  Ao abrir o app, ele exibe um editor de tarefas para o dia. Basta clicar no símbolo mais (+) para inserir uma programação escolar, com matéria, nome do professor, horário e dia da semana em que essa atividade acontece, além de agregar anotações.

Para saber tudo o que está programado para os próximos sete dias, basta girar o smartphone para o modo paisagem. Fica devendo um sistema de edição para as tarefas que já foram criadas.

Grátis
Para Android