Topo

Califórnia autoriza testes de veículos sem motoristas nas ruas do Estado

Sergey Brin (esq), cofundador do Google, Jerry Brown (centro) e Alex Padilla (dir), criador da lei - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Sergey Brin (esq), cofundador do Google, Jerry Brown (centro) e Alex Padilla (dir), criador da lei Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/09/2012 09h55

O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou nesta terça-feira (25) uma lei que permite o tráfego de carros sem motoristas em ruas públicas do Estado, para o propósito de testes – a prática já foi aprovada em Nevada. A assinatura foi feita em Mountain View, na sede do Google, empresa com uma frota de carros que dirigem sozinhos. Em comunicado divulgado em agosto, o Google afirmou que seus veículos já haviam rodado mais de 30 mil milhas (cerca de 48 mi quilômetros) sem motoristas.

Apesar da aprovação, veículos sem motoristas precisam sempre estar ocupados com uma pessoa com carteira de habilitação, no lugar do motorista, que possa controlar o carro em emergências.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a lei proposta pelo senador democrata Alex Padilla também estabelecerá até janeiro de 2015 uma série de medidas de segurança e regulamentos sobre desempenho para testar e operar carros autônomos. “Qualquer um que entrar em um carro e descobrir que ele dirige sozinho ficará um pouco nervoso, mas se acostumará”, afirmou Brown, que foi passageiro de um carro sem motorista na sede do Google.

“Acredito que esses veículos poderão melhorar muito a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Sergey Brin, cofundador do Google, que em suas últimas aparições está sempre com os óculos futuristas da empresa. Segundo ele, essa alternativa pode tornar as ruas mais seguras, reduzir congestionamento e oferecer transporte a pessoas que não podem dirigir.

O cofundador do Google disse que esses automóveis devem começar a ser oferecidos comercialmente em uma década. Sua empresa não tem plano de produzir carros, mas deve se juntar à indústria automobilística para desenvolver os autônomos – eles usam computadores de bordo, sensores e outros tipos de tecnologia.

  • Justin Sullivan/Getty Images/AFP

    Carro do Google que dispensa motorista, na sede da empresa, em Mountain View