Topo

Fundador do Megaupload prepara lançamento de serviço de música Megabox até o fim de 2012

Kim Dotcom, fundador do serivço Megaupload, concede entrevistas após deixar corte na Nova Zelândia - Mark Coote/Reuters
Kim Dotcom, fundador do serivço Megaupload, concede entrevistas após deixar corte na Nova Zelândia Imagem: Mark Coote/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/09/2012 13h53Atualizada em 26/09/2012 13h55

Kim Dotcom, fundador do serviço de compartilhamento de arquivos Megaupload (fechado pelo FBI em janeiro), anunciou que o Megabox, plataforma de compartilhamento de música, está quase pronto e que deve ser lançado até o fim de 2012. Dotcom, em entrevista ao site “Torrent Freak” nesta quarta-feira (26), deu detalhes sobre o funcionamento do Megabox que, segundo ele, vai “tirar as gravadoras do tempo dos dinossauros do negócio”.

Segundo Dotcom, o Megabox será uma plataforma de música cujo objetivo é dar acesso a música de forma gratuita e compensar os artistas que disponibilizam os arquivos online com o dinheiro de propaganda veiculada na página. Para ele, o modelo de negócio que fornece músicas gratuitamente às pessoas pode ajudar a reduzir a pirataria de música.

O dinheiro de publicidade virá de uma aplicação chamada Megakey, que os usuários deverão instalar para utilizar o Megabox gratuitamente. Esse aplicativo, basicamente, fará com que o usuário visualize propagandas gerenciadas pelo serviço. Em cada clique dado numa propaganda, uma parcela do que foi investido pela anunciante vai para o artista.

Também será possível utilizar o serviço sem a necessidade do aplicativo. Só que nesse caso, o usuário deverá pagar uma quantia e poderá baixar músicas. “As músicas serão gratuitas para quem instalar o Megakey. Quem não quiser baixar o aplicativo pode comprar as músicas”, disse o fundador do Megupload ao site “Torrent Freak”.

  • Reprodução/YouTube

    Trecho do vídeo disponibilizado por Kim Dotcom mostra página do serviço de música Megabox

A vantagem do serviço, segundo Dotcom, é que os artistas poderão ficar com até 90% do lucro gerado. Esta porcentagem, proposta pelo Megabox, é muito maior que o oferecido pelas gravadoras em outros serviços de música online.

Em um vídeo publicado nesta quarta-feira (26) pelo fundador do serviço, é possível saber que o Megabox contará com recursos sociais (como chat ou entrar em uma comunidade de determinado artista ou gênero musical), busca de música por tags e upload de músicas (o usuário conseguirá montar playlists com as músicas que têm em seu computador).

Além disso, o vídeo também sinaliza que o Megabox contará com aplicativos para dispositivos móveis que, provavelmente, vão sincronizar as músicas com smartphones ou tablets. A plataforma terá aplicativo para iPhone, iPad e Android.