Topo

Aprovação do novo sistema operacional da Apple é menor que a do software anterior, diz pesquisa

As falhas do Apple Maps, como da imagem acima, são alguns dos motivos para insatisfação dos usuários - Reprodução/Tumblr "The Amazing iOS 6 Maps".
As falhas do Apple Maps, como da imagem acima, são alguns dos motivos para insatisfação dos usuários Imagem: Reprodução/Tumblr "The Amazing iOS 6 Maps".

Do UOL, em São Paulo

27/09/2012 11h51

A quantidade de usuários satisfeitos com o sistema operacional da Apple caiu com o lançamento do iOS 6, atingindo nota 7,65 (de 1 a 10), acordo com um levantamento divulgado nesta quarta-feira (26) pela empresa On Device, que atua na área de pesquisas para dispositivos móveis.

O índice é inferior ao que foi obtido na última pesquisa realizada pela empresa, quando a pergunta era direcionada ao iOS 5. A nota média da versão anterior do sistema da Apple foi 7.75. Foram ouvidos mais de 15 mil usuários de iPhone nos Estados Unidos.

De acordo com o site “TechCrunch”, essa foi a primeira vez que a On Device registrou uma queda no índice de satisfação dos usuários em relação ao sistema da Apple. “Nós sempre tínhamos visto um crescimento na satisfação dos consumidores quando eles fazem upgrade do sistema operacional”, explica o CEO da companhia, Alistar Hill, em declaração para o site.

Motivos

Desde seu lançamento, o iOS 6 vem recebendo diversas criticas. As principais reclamações em relação ao sistema miram à baixa qualidade do aplicativo de mapas nativo no novo sistema, o Apple Maps, que substituiu o Google Maps.

Os usuários estão enfrentando problemas como falta de atualização, erros geográficos e de localização de estradas e até de cidades, como Berlim, que aparecer no polo sul, e não na Europa.

Outra reclamação dos internautas aborda o fato da Apple ter retirado o aplicativo nativo do Yutube do software, que faz com que os vídeos sejam abertos dentro do navegador da Apple, o Safari.

Há também alguns usuários relatando defeitos na Siri, o assistente pessoal de alguns produtos da Apple. Os depoimentos na internet afirmam que o software está informando dados errados sobre a previsão no tempo, confundindo as cidades solicitadas pelos usuários.