Topo

Dicas de SEO: conheça recursos de texto para melhorar sua posição no Google

O texto do site influência no desempenho da página - ThinkStock
O texto do site influência no desempenho da página Imagem: ThinkStock

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

27/09/2012 06h06

A forma como você escreve um texto pode influenciar o posicionamento de seu site nos resultados do Google. Não há uma receita pronta para isso, mas detalhes – muitas vezes imperceptíveis para o leitor – podem fazer a diferença entre sucesso e fracasso nos buscadores. Abaixo, separamos cinco desses recursos textuais que podem ajudá-lo.

1 - Pense no título como se estivesse fazendo uma busca.

Os cuidados na hora de escrever um texto para que ele apareça no Google começam no título. Para a web, a regra é ser o mais objetivo possível. Não coloque o título “Que dificuldade”, por exemplo, para um texto que ensina como fazer um CPF, baseado na sua experiência pessoal.

Na hora de criar um título, pense qual é a palavra-chave principal do texto e em como você procuraria no Google por um artigo sobre aquele assunto. Mesmo que o conteúdo envolva um relato pessoal, vale a pena fazer esse exercício. Voltando ao exemplo do CPF, você pode contar a sua saga sob o título “Dificuldades para tirar o CPF”.

Se, por outro lado, você acha que o artigo vai perder sua essência com um título “careta”, há um plano B. Na hora de criar um texto, salve-o pela primeira vez com um título descritivo ou com a palavra-chave do seu texto. Ao publicar, troque o título por um de sua preferência. Você vai perceber que a URL (endereço do link) manterá o conteúdo que foi salvo pela primeira vez.

2 - Use a principal palavra-chave do texto já no primeiro parágrafo.

Sabe aquela frase batidíssima que diz “a primeira impressão é a que fica”? Poderíamos adaptá-la para a “primeira frase é a que fica”. Além de o primeiro parágrafo ser importantíssimo para a continuidade de leitura, ter a palavra chave principal logo no início do texto vai ajudar o seu conteúdo no Google.

Voltando ao exemplo do CPF, um bom recurso seria começar o texto com algo do tipo “Você sabe como tirar um CPF? Eu senti na pele essa dificuldade e vou ensinar o passo a passo de como conseguir uma segunda via do documento”. Essa frase está recheada de termos normalmente usados em pesquisas nos buscadores.

3 - Uso de negritos para destacar palavras.

O uso de recursos que destacam palavras dentro de um texto pode ajudar na indexação do conteúdo no Google. Por isso, é interessante usar o negrito para destacar alguns termos. O recurso ajuda a “avisar” o robô do Google que certa palavra é importante no texto. Vamos pegar o texto de abertura do suposto artigo sobre CPF e colocar negritos:

“Você sabe como tirar um CPF? Eu senti na pele as dificuldades e agora vou ensinar o passo a passo de como conseguir uma segunda via do documento”.

Na hora que alguém procurar no Google “como tirar um CPF” ou “como tirar uma segunda via” ou ainda “como tirar uma segunda via do CPF”, esse texto teria chance de aparecer bem.

Sublinhar as palavras ou colocá-las em itálico também ajuda a destacar o texto para o Google. Aí fica ao seu critério o que prefere. Só um cuidado: não exagere no recurso de destacar palavras. Quando tudo é destacado, nada tem destaque.

4 - Corte o texto em blocos.

Uma boa estratégia para usar negrito é colocá-lo em subtítulos ou tópicos dentro do texto. Pense nos subtítulos e tópicos da mesma forma em que pensaria em um título. Além de destacar palavras importantes, a quebra do texto em blocos vai facilitar a leitura e a manter a atenção dos visitantes do seu site.

5 - Use links para outros artigos do seu site ou blog.

Além de ser um ótimo recurso textual, os links ajudam as suas páginas a serem vistas pelo Google (e, é claro, por quem está acessando a sua página). Com um link, você vai atribuir um “voto” para uma outra página (aqui você entenderá mais sobre links externos).

Sempre que for linkar algum conteúdo no seu texto, tente colocá-lo sob uma palavra-chave que descreva o assunto. Os exemplos são os próprios links utilizados dentro deste texto.