Topo

Aplicativos para eleições trazem "ficha" de candidatos e enviam denúncias

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

02/10/2012 06h05

Já sabe em quem você vai votar para prefeito e vereador no dia 7 de outubro? Se você precisa de mais informações para isso, pode sacar o smartphone. Aplicativos gratuitos identificam sua localização e mostram dados sobre os candidatos de sua cidade, com direito a pesquisa de intenção de voto, propostas do candidato e até ferramenta para denunciar crimes eleitorais. Veja o que oferecem quatro desses programas gratuitos disponíveis.

Transparência

  • Reprodução

Ferramenta que permite conhecer as propostas, declarações de bens, certidões criminais e receitas, entre outros dados, dos candidatos a prefeito e vereadores (com informações fornecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral). Ao entrar no aplicativo, caso haja conexão à internet, ele reconhece automaticamente sua localização e já mostra uma lista com os candidatos do seu município.

A opção Perfil disponibiliza um canal de denúncias. Ao clicar nesse botão, o app mostra um formulário que será enviado ao Movimento Contra Corrupção Eleitoral e ao Ministério Público. É só escolher o tema, como compra de voto, doações ilegais ou uso da máquina administrativa, e disparar a mensagem. O texto não inclui dados pessoais do remetente. Leia aqui análise completa do Transparência

Grátis para iPhone

Ibope

  • Reprodução

Quer saber como anda a disputa eleitoral na sua cidade? Pois o Ibope oferece um app que mostra a evolução da intenção de voto nos municípios brasileiros onde realiza pesquisas. Basta escolher o Estado e checar se sua cidade está na lista. Os levantamentos são exibidos por data e, ao girar o smartphone para o modo paisagem, dá para ver em um gráfico com a evolução do candidato nos últimos meses.

Durante testes do UOL Tecnologia, porém, algumas pesquisas apresentaram problemas com as cores e com a geração de gráficos evolutivos, na versão para iPhone. Inclui notícias sobre a campanha eleitoral.

Grátis para Android e iPhone

Eleições

  • Reprodução

Programa com interface bem enxuta e que permite saber dados básicos sobre os candidatos de cada município. Depois de selecionar o estado e a cidade, o usuário toca no campo de prefeito ou vereador para selecionar em quem pode votar. Automaticamente surge uma lista com os candidatos da região, com nome, número, partido e até o apelido.

Mas o aplicativo fica devendo as fotos dos políticos e, na hora de simular voto, mostra os cargos na ordem invertida (prefeito/vereador) – no dia do pleito, a urna eletrônica exibirá primeiro a votação para vereador e depois os campos para a escolha do seu candidato à prefeitura.

Grátis para iPhone

Candidatos 2012

  • Reprodução

Aplicativo simples, para smartphones com sistema operacional Android, que permite obter informações sobre os candidatos a prefeito e vereador da sua região.

Depois de selecionada a cidade, surge na tela a lista de nomes, em ordem alfabética (com prefeitos “misturados” aos vereadores). 

Ao tocar em um deles, é exibido um perfil, com dados como foto, partido, número, profissão e grau de instrução.

Quem souber pelo menos o nome do político pode fazer uma busca por palavra.

Grátis para Android