Topo

Dicas ajudam suas fotos, vídeos e áudios aparecerem bem no Google; confira

Os recursos de SEO ajudam a melhorar imagens, vídeos e textos na Google, atraindo mais cliques - Think Stock
Os recursos de SEO ajudam a melhorar imagens, vídeos e textos na Google, atraindo mais cliques Imagem: Think Stock

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

04/10/2012 06h03

Uma regra soa quase como um mantra para quem deseja utilizar o SEO (entenda esta técnica) em um site ou blog: o Google gosta de texto. Isso acontece porque, mesmo com toda a evolução do algoritmo do buscador, o conteúdo textual ainda é a base para a criação do banco de dados do Google.

Isso não quer dizer, no entanto, que o mecanismo de buscas ignora fotos, vídeos e áudios. Apesar de “mil palavras valerem mais do que uma imagem” para o Google, os sites ficariam visualmente muito pesados se tivessem apenas blocos de texto.  O jeito, então, é lançar mão de alguns recursos para fazer com que outros tipos de arquivos também sejam indexados pelo buscador. Confira:

Indexação de fotos
- Na hora de fazer upload de uma imagem para o seu site, coloque um nome descritivo no arquivo. Ex: se você vai fazer upload de uma foto do Neymar, não suba o arquivo como “img_001”. Coloque “Neymar” ou “Jogador Neymar” no nome da imagem.

- Existe um recurso chamado Alt Text (ou texto alternativo), que vai ajudar na identificação do conteúdo que está na foto. Na hora de publicar a imagem, sempre coloque um texto descritivo neste campo (de preferência com palavras-chave). Para colocar o Alt Text no WordPress, por exemplo, preencha a opção “texto alternativo”. Já no Blogger, você deve subir a foto e, ainda na edição da postagem, clicar em Propriedades > Texto alternativo. Depois é só colocar a descrição da imagem.

- Sempre coloque legendas e títulos nas imagens. Esses campos também são preenchidos na hora da postagem das fotos (tanto no WordPress como no Blogger).

Indexação de vídeos

- Na hora de postar um vídeo no seu site ou blog, opte por criar conteúdo em um site de vídeos como o YouTube e puxar o código embed para a sua página. Além de isso facilitar a indexação, colocar um vídeo diretamente no seu site vai ocupar espaço desnecessário. 

- Ao subir um vídeo na internet, pense no título e no texto de descrição como se estivesse pensando em um texto e no primeiro parágrafo dele. Faça frases descritivas (e se puder, chamativas) e abuse das palavras-chave que você quer fortalecer. Não se esqueça de usar tags na hora da postagem.

- Depois de ter “puxado” o vídeo para o seu site, faça uma “troca de links”, colocando neste arquivo o endereço do site/post onde foi ele embedado. Com isso, você ganha um link externo interessante para o seu site (veja aqui a importância desse recurso).

Indexação de áudios

- Dos três tipos de conteúdos citados neste texto, o áudio é o mais complicado de se otimizar para o Google. Um dos motivos é porque não há um grande site de áudios (caso do Youtube, por exemplo). Além disso, os recursos de descrição para áudios são limitados.

- Nunca faça a postagem do conteúdo sem um bom texto complementar. Entenda texto complementar por um artigo criado com o uso de palavras-chave corretas e que explica o que será ouvido no arquivo.

- Uma saída é fazer a transcrição do arquivo em áudio e colocar em um texto complementar. Pode ser uma missão árdua, mas vai aumentar as chances do seu arquivo ser encontrado.
Por fim, uma dica que vale para todos os tipos de arquivos multimídia: divulgue-os nas redes sociais. Isso pode ajudar na visibilidade desses arquivos, e consequentemente, melhorar a posição deles no Google.