Topo

Anatel confirma que iPhone 5 não será compatível com rede 4G no Brasil

Rede 4G de iPhone 5 não funciona no Brasil - Mario Tama/Getty Images/AFP
Rede 4G de iPhone 5 não funciona no Brasil Imagem: Mario Tama/Getty Images/AFP

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

09/10/2012 16h46

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) confirmou, nesta terça-feira (9), que a tecnologia 4G do iPhone 5 não foi homologada para funcionar no Brasil.

A informação ratifica as suposições de que o aparelho não possuiria suporte para a rede 4G brasileira.

A assessoria de imprensa da agência afirma que a empresa interessada em utilizar a rede 4G em seus aparelhos deve procurar um laboratório para realizar testes e posteriormente levar os resultados para a Anatel.

Ainda de acordo com a assessoria, no caso da Apple, por decisão da própria fabricante, não foram entregues os documentos necessários para que o 4G fosse utilizado no iPhone 5.

De acordo com o documento divulgado pela Anatel na homologação do iPhone 5, o aparelho está pronto para utilizar apenas as frequências de internet até 2483,5 Mhz. Porém, a rede 4G nacional começa na faixa 2500 Mhz e segue até 2690 Mhz. Com isso, a tecnologia 4G do smartphone da Apple não funcionaria no Brasil. 

A atual faixa de atuação do iPhone 5 é suficiente para que o aparelho possa utilizar apenas a rede 3G, que possui velocidade entre 1 e 5 Mbps (Megabits). O desempenho é inferior ao que foi alcançada pela 4G nos testes do UOL Tecnologia. A quarta geração de internet atingiu picos de 50 Mbps.

O iPhone 5 foi lançado pela Apple em setembro deste ano, mas ainda não possui previsão de chegada no Brasil. A Apple afirma que o aparelho estará em mais cem países até dezembro, mas não revela quais serão.