Topo

Dúvida de leitor: o que fazer quando o notebook não se conecta à internet?

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

09/10/2012 06h06

O leitor Renan entrou em contato com o UOL Tecnologia relatando um problema com seu notebook da marca Acer: ele não consegue conectar o PC à rede de internet sem fio de sua casa. Uma mensagem que informa que o “Windows não pode se conectar” aparece sempre que tenta navegar na web com o Internet Explorer.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Apesar de se tratar de uma dúvida para computador específico, a resposta pode ajudar usuários de outras marcas de PC (considerando que cada fabricante tem seus próprios drivers).

De acordo com o suporte da fabricante, vários motivos que podem causar o problema. Os dois mais comuns seriam a falta de algum driver no computador ou a chave wireless (que habilita e desabilita o suporte à rede sem fio) estar desligada.

Para ligar a chave wireless, deve-se procurar um botão que contenha o ícone de rede sem fio no equipamento e acioná-lo. Em diversos modelos Acer, o ícone costuma ficar na tecla F3, como no modelo abaixo.

Se o problema for a falta de um driver, é possível realizar download na própria página do fabricante. No caso relatado acima, o leitor deve entrar no link e realizar o passo a passo a seguir.

1. Selecione o tipo de dispositivo

2. Escolha qual linha de produtos a máquina se encaixa

3. Clique no modelo

4. Na parte superior, selecione Driver

5. Clique no ícone com uma seta para baixo em rede local sem fio. Depois de baixá-lo, basta rodar o arquivo “Setup”, presente no pacote