Topo

Siri "canta" música e sabe tudo de Chuck Norris; veja dez respostas curiosas da assistente

Cliente mostra um iPhone 5 recém-comprado na loja da Apple na Quinta Avenida, em Nova York    - Mario Tama/Getty Images/AFP
Cliente mostra um iPhone 5 recém-comprado na loja da Apple na Quinta Avenida, em Nova York Imagem: Mario Tama/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/10/2012 06h02

Com a liberação do iOS 6, a assistente pessoal Siri ganhou novos idiomas e funções. O programa que roda nas versões mais novas do iPhone, iPad e iPod touch ainda não fala português, mas quem conhece outras línguas pode se divertir com suas respostas imprevisíveis -- por ser "inteligente", ela nem sempre as repete. Veja a seguir algumas declarações curiosas feitas pela assistente pessoal, quando questionada em inglês.

Quem soltou os cachorros?

A assistente Siri tem algumas respostas bem humoradas para determinadas perguntas. Em uma delas, ao perguntar “Who let the dogs out?” (Quem soltou os cachorros?), ela responde “Who? who? who? who? who?” (Quem? Quem? Quem? Quem? quem?). A resposta é parte do refrão da música “Who let the dogs out?”, do grupo Baha Men.  Infelizmente, ela (ainda) não canta no ritmo da música.

Inception é ruim?

Pelo fato de aceitar questões relacionadas a filmes, a Siri agora emite opinião sobre alguns deles. Na maioria das vezes, ela exibe apenas uma sinopse.

Mas em outros, como "A Origem" (“Inception”, em inglês), ela claramente fala o que acha. “What’s the movie Inception about?” (Sobre o que é o filme “Inception”?). Ela responde: "Inception" é sobre sonhar sobre um sonho sobre um sonho sobre um sonho sobre algo ou outra coisa. Eu fiquei com sono".

Nesse filme
, Cobb (Leonardo di Caprio) é um “extrator”, um profissional capaz de invadir sonhos alheios para dali roubar segredos industriais, de estado ou o que for. 

Siri modesta

A assistente pessoal Siri se “orgulha” tanto de estar em um iPhone, que faz propaganda do aparelho da Apple. Ao ser questionada sobre quem faz o melhor smartphone, ela responde: “Todas as melhores assistentes virtuais preferem o iPhone”.

Sem vocação para piadas

Apesar de engraçada em alguns momentos, a Siri não se considera muito boa ao contar piadas. Quando o usuário pede isso, ela responde que não pode, pois sempre esquece o final. Engraçadinha!

Em quem a Siri vai votar?

Steve Jobs, cofundador da Apple, era eleitor assumido do partido democrata nos Estados Unidos. Porém, a Siri, assistente pessoal do iPhone e do novo iPad, é imparcial quando o assunto é política. Ao ser questionada se votaria em Romney ou em Obama para as eleições deste ano, ela diz que não pode votar. "Mas se eu pudesse, eu votaria na ELIZA. Ela tem a resposta para tudo”, afirma. ELIZA é um dos primeiros sistemas de inteligência artificial que se tem notícia. A ELIZA é como se fosse uma Siri primitiva.

Ela sabe tudo sobre o Chuck Norris

O Google tinha uma pegadinha que, ao tentar buscar “Where’s Chuck Norris?” (Onde está o Chuck Norris?), apresentava uma mensagem dizendo que ninguém pode achar Chuck Norris e que apenas Chuck Norris poderia encontrar você. No entanto, ao dizer “Find Chuck Norris” (Encontre Chuck Norris), a Siri mostra uma ficha completa com informações do ator americano: onde nasceu, data de nascimento e até o nome verdadeiro.

Desconversa ao falar dos concorrentes

Se o assunto são os concorrentes, a Siri é polida e logo desconversa quando questionada sobre eles. A pergunta, em inglês, é: "O que você acha sobre o Google?". Ela responde: "Penso, logo existo. Mas não vamos colocar o Descartes [referência ao filósofo e matemático Rene Descartes] à frente do cavalo".

Sentido da vida

Uma das primeiras pegadinhas descobertas sobre a Siri, a pergunta sobre o sentido da vida pode apresentar diferentes respostas. Em nosso caso, ao fazer o questionamento, a assistente respondeu algo como “Eu não acredito que haja um consenso sobre esta pergunta". Talvez ela tenha aprendido isso depois de tanta encheção dos usuários.

Música de ninar

A Siri também mostra que tem "coração". Quando o usuário pede para ela cantar uma cantiga de ninar (lullaby, em inglês), a assistente começa a “declamar” (por ser um robô, ela não tem ritmo) a música do espantalho do "Mágico de Oz", chamada “If I Only Had a Brain” (se eu ao menos tivesse um cérebro). A dúvida que fica é: será que na versão em português ela vai de galinha pintadinha?