Topo

Família Ourfali abre processo contra Google para ''apagar'' vídeo de bar-mitzvá

Jovem relata quais os seus gostos pessoais no vídeo; entre eles, viajar à praia da Baleia  - Reprodução
Jovem relata quais os seus gostos pessoais no vídeo; entre eles, viajar à praia da Baleia Imagem: Reprodução

10/10/2012 18h31Atualizada em 10/10/2012 19h32

A família Ourfali, do garoto que ficou famoso após seu vídeo pessoal viralizar no YouTube, abriu um processo contra o Google para inviabilizar o acesso ao conteúdo. Uma decisão em 1ª Instância do Fórum Central Cível João Mendes Júnior não concedeu a liminar, mas determinou que o Google se manifeste sobre a possibilidade técnica de atender ao pedido do autor. O conteúdo foi criado para o bar-mitzvá do adolescente, cerimônia que marca a maioridade do homem judeu, aos 13 anos. 

A assessoria de imprensa do Google diz não comentar casos específicos. Procurado, o advogado da família não foi encontrado para comentar o processo.  

“É para mim duvidosa a possibilidade técnica de retirada da internet de todos os caminhos de acesso que a essa altura se estabeleceram ao vídeo em questão, sendo certo que disseminação descontrolada de conteúdo é característica da internet”, diz a decisão publicada no dia 26 de setembro no “Diário Oficial do Estado de São Paulo”, em que não consta o nome do juiz. 

Em uma decisão anterior do mesmo fórum, publicada oficialmente no dia 21 de setembro, o juiz pedia que fosse esclarecido o conteúdo do vídeo que estaria causando “sérios transtornos à vida do autor”. A família nunca se pronunciou sobre o conteúdo criado pela Vem Ver Filmes.  

Noemy Lobel, dona da produtora, afirma eles quiseram preservar a privacidade do filho, logo após o sucesso do arquivo (que teria sito publicado de forma aberta pela própria família). O vídeo foi excluído desse perfil quando chegou aos 3 milhões de cliques. Questionada nesta quarta-feira (9) sobre o processo, Noemy disse ao UOL Tecnologia: “desconheço totalmente essa informação”. 

O vídeo, que tornou-se viral no final de agosto, mostra o jovem cantando uma versão personalizada de “What makes you beautiful”, do grupo One Direction. A letra em português se baseia nos gostos pessoais do adolescente -- ele teria respondido a um questionário de 30 perguntas antes da criação do conteúdo.