Topo

Saiba como usar corretamente as tags para destacar seu site no Google

As tags tem um papel importante na colocação do seu site no motor de busca da Google - ThinkStock
As tags tem um papel importante na colocação do seu site no motor de busca da Google Imagem: ThinkStock

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

11/10/2012 07h10

Se você já publicou algum conteúdo em um site ou blog, é provável que tenha se deparado com um campo na hora de fazer a postagem: o das tags (ou marcadores). Entenda a seguir o que são e como usar essas ferramentas para melhorar o posicionamento de seu site no Google (essa técnica é chamada de SEO). 

O que são tags

Existe certa confusão em relação à nomenclatura do termo tag. Ele pode referir-se tanto aos elementos de marcação dentro de um código HTML ("< p >" para parágrafo, por exemplo) como aos marcadores colocados como palavras-chave de uma página. Este texto trata especificamente dos marcadores. 

Todas as páginas de um site ou blog podem ser associadas a tags. Se você está fazendo um texto sobre carros japoneses tunados, por exemplo, pode marca-lo com os termos “carros”, “carros japoneses”, “carros tunados” etc.

Para que servem

Os marcadores têm duas funções básicas. A primeira é “avisar” aos buscadores quais os termos mais importantes de um texto. Infelizmente (ou felizmente), o impacto direto das tags sobre o posicionamento de um conteúdo no Google é pequeno. Em nível de importância, perde para o título do artigo, para os links que apontam para a página e para os negritos e subtítulos. Ou seja, não é com um “supertagueamento” que você conseguirá influenciar diretamente a posição na qual seu site aparece no Google.

A segunda função é classificar tópicos importantes dentro de um site ou blog. A grande sacada das tags é que elas são capazes de agrupar diversos conteúdos relacionados a um mesmo tema. Toda tag vira um link e, ao clicar nelas, você tem acesso a um grupo de conteúdo temático. Nesse sentido, as tags (se bem utilizadas) podem ajudar em SEO, aumentando a relevância do seu site em relação a um determinado assunto.

Dicas de como utilizar as tags

Ok. Agora que você já aprendeu a “teoria das tags”, confira como fazer elas trabalharem para seu site ficar bem no Google.

1 - Use-as de forma racional

Nunca faça tags com mais de 25 caracteres. Utilize, no máximo, 15 tags por artigo. Lembra daquela regra explicada no texto Erros de SEO: use a palavra principal do seu site, mais a palavra principal do texto (até duas) e um conjunto (de duas ou três) palavras compostas.

2 – Rótulos

Pense nas tags como uma forma de criar categorias de temas relacionados ao seu site. No exemplo dos carros tunados japoneses, as tags “carros”, “carros japoneses”, “carros tunados” criam páginas novas com esses nomes para o seu site.

3 – Reforço

As tags podem ser utilizadas como reforço de alguns termos já destacados no texto, sejam os negritos, subtítulos ou o próprio título. Repetir os negritos pode ser uma forma de reforço dessas palavras-chave.

4 – Coerência

Nunca coloque uma tag que não tenha a ver com o conteúdo do texto. Uma prática como essa pode fazer o seu site ser punido pelo Google.