Topo

Smartphone pode controlar o computador remotamente; aprenda

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 06h04

Esqueceu um documento importante no desktop do escritório? Precisa dar um “suporte técnico” para um amigo que não entende muito de computador? Não é preciso ter sua máquina por perto para fazer isso. Aplicativos para smartphone permitem controlar equipamentos com Windows, Mac ou Linux via internet ou rede local.

TeamViewer for Remote Control

  • Reprodução

Popular ferramenta de controle remoto para computadores, o TeamViewer é bem fácil de usar, com interface em português. Para começar, é preciso que seja instalado um programa no desktop ou notebook, além do app para celular.

Ao executar o software no computador, é gerado um código de identificação e uma senha. Para permitir que o smartphone tenha acesso à tela do equipamento com segurança, forneça esses dados, que são inseridos no celular.

Feito isso, automaticamente a interface do computador aparece no telefone. É possível então ter acesso às funções quase como se você estivesse em frente ao equipamento: basta se adaptar ao tamanho da tela. Para uso doméstico, ele não tem custo.

Grátis para iOS e Android

LogMeIn

  • Reprodução

Depois de criar uma conta e instalar os programas no desktop e smartphone, o computador a ser controlado fica disponível na lista de equipamentos online do app para celular. Basta clicar nele e inserir a senha que você usa normalmente para iniciar o equipamento.

A partir daí, é possível controlar o computador na tela do smartphone, ampliando a área com o movimento de dois dedos e movendo a interface até o cursor, para depois tocar e acionar as funções do PC. Dá para ler e-mails, abrir arquivos, executar programas ou mesmo ativar computadores em hibernação.

Grátis para iOS

PC Monitor

  • Reprodução

Como o nome sugere, este app é destinado a quem precisa monitorar sistemas remotamente.

Com o uso da internet, ele mostra na tela do celular relatórios abrangentes sobre os equipamentos -- dados como porcentagem de uso de CPU, memória disponível e detalhes sobre os discos rígidos.

Também mostra usuários que estão conectados ao equipamento e permite gerenciar impressoras.

Além disso, é possível realizar tarefas como bloquear, reiniciar, hibernar ou desligar o computador, ou mesmo checar por atualizações do Windows. O programa é gratuito para gerenciar até três computadores.

Grátis para iPhone, Android e Windows Phone 7

Off Remote Free

  • Reprodução

Destinado ao uso em rede local, esse aplicativo permite que você desligue, bloqueie ou coloque para hibernar um computador que está no andar de cima da sua casa – tudo isso usando seu iPhone ou iPad. Depois de instalados os programas no computador e no equipamento móvel da Apple, ele identifica na tela do smartphone ou tablet os computadores disponíveis e permite que usuário assuma o controle.

Na versão completa é possível enviar mensagens para quem estiver na frente do computador (dizendo aos seus filhos que já acabou o tempo de jogo, por exemplo), além de se livrar da grande quantidade de anúncios, que é exibida na versão gratuita.

Grátis (versão paga custa US$ 2,99) para iPhone