Topo

"É uma grande atualização do uso normal do Windows", diz Gates sobre o Windows 8

Bill Gates fala sobre o Windows 8 ao blog "TechNet" - Reprodução/YouTube
Bill Gates fala sobre o Windows 8 ao blog "TechNet" Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

22/10/2012 17h27

Afastado desde 2006 de cargos executivos na Microsoft, o cofundador da empresa, Bill Gates, deu sua primeira entrevista sobre o Windows 8, nova versão do sistema operacional da empresa que será lançado na próxima quinta-feira (28). Gates, que se dedica à filantropia desde sua aposentadoria, disse que o produto é “absolutamente crítico” e um “grande passo”. “É a chave para onde a computação pessoal está caminhando”, destacou.

Em entrevista a Steve Clayton, do blog “Next at Microsoft", publicada nesta segunda (22), Gates frisou a importância do novo sistema operacional da Microsoft, que segundo ele levará o Windows ao “mundo do toque e dos dispositivos de baixo consumo de energia”. “É uma grande atualização do uso normal do Windows, mas a ideia da loja, da interface de usuário mais rica ... é um grande passo. É a chave para onde a computação pessoal está caminhando”, disse.

O objetivo, disse o ex-diretor-executivo da Microsoft, é que a plataforma móvel e para desktop se integrem até virarem um único sistema. “Estamos compartilhando [recursos] entre o Windows 8 Phone [sic] e o Windows 8; compartilhando a interface do usuários, algumas ferramentas de desenvolvimento e, com o passar do tempo, vamos fazer isso cada vez mais, evoluindo para, literalmente, serem uma única plataforma”, afirmou.

Veja como comandar o Windows 8 via tela sensível ao toque

Surface

Sobre o Surface, tablet recentemente lançado pela Microsoft, Gates declarou que o ultraportátil é “um produto inacreditavelmente excelente, realmente impressionante”. “Assume essa ideia de você ter um tablet ainda melhor, mas com características que você tem no PC", disse.

"Você pode conectá-lo a um teclado, apontar coisas [com o cursor], dando acesso também a softwares como o Office”, destacou o cofundador da Microsoft. Ele afirmou ainda que apenas recentemente passou a usar um Surface com Windows 8 RT, mas que já está usando o ultraportátil “o tempo inteiro”. “A riqueza da troca de telas, o modo como você conecta e desconecta o teclado, é absolutamente inacreditável”, completou.