Topo

Tumblr: veja cinco dicas para destacar sua página no Google

Com dicas de SEO, Tumblrs podem atrair boa audiência - Reprodução
Com dicas de SEO, Tumblrs podem atrair boa audiência Imagem: Reprodução

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 07h47

A plataforma de sites Tumblr é uma das que mais tem crescido, graças à inovação e criatividade dos usuários dessa ferramenta que mistura blog e Twitter. Infelizmente para quem tem um Tumblr, no entanto, as páginas criadas nesse serviço não costumam aparecer bem no ranking de páginas do Google.

Mas nem tudo está perdido. Algumas ações podem ajudar a melhorar a posição do seu Tumblr nos sites de busca. Confira abaixo (depois de uma divertida seleção de Tumblrs) como fazer esse site ter um melhor posicionamento no Google, usando estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Sites de Busca).

1 - Aproveite outras redes sociais

Muito do sucesso do Tumblr no Brasil se deve ao sistema de compartilhamento de conteúdo. O Tumblr oferece uma forma de compartilhamento automático para o Twitter. É bom criar uma conta no Twitter só para a sua página, pois a cada nova postagem o conteúdo irá diretamente para o perfil no microblog.

Também dá para ir além disso. Como o conteúdo criado no Tumblr costuma ter capacidade de viralização, invista em páginas personalizadas para o seu Tumblr no Facebook e no Google+. Quanto mais “curtidas”, “compartilhadas” e “+1” o seu site tiver, mais visitas terá. E,com certeza, vai ter melhor posição no Google.

Conseguir bons links externos também é algo primordial para quem tem um Tumblr (saiba aqui como conquistar links externos).

2 - Limite os assuntos a serem tratados no seu Tumblr

Relevância em relação a um assunto é muito importante para um site estar bem posicionado no Google. E é nesse ponto que muitos usuários do Tumblr pecam. Salvo que você faça do Tumblr um diário pessoal (e aí seu site só vai aparecer bem no Google se você for famoso), o ideal é tratar de apenas um assunto. Imagine o susto do robô do Google ao ver que há um post sobre os cachorros do Silvio Santos no seu Tumblr de aplicativos para iPhone.

Mas o que fazer se você gosta de gatos, RPG, tecnologia, é um cozinheiro de mão cheia e quermostrar todos os seus gostos ao mundo? Simples:crie quatro ou mais Tumblrs (e perfis em redes sociais correspondentes a cada um deles). Caso você não tenha fôlego para administrar as quatro páginas, opte por escolher as que mais gosta.  

3 - Fotos são boas, mas dê valor ao texto

O Tumblr é sensacional para pessoas que gostam de postar fotos evídeos. Porém, é uma pena que esses conteúdos não tenham vez (por enquanto) no Google. E muitas vezes ficam escondidos nos buscadores pela simples falta de um simples texto complementar.

Digamos você teve um “trabalhão” para criar uma montagem do Sérgio Mallandro fazendo “Yeah Yeah”. Se você não colocar alguma descrição relevante para a imagem, será muito difícil buscar esse conteúdo no Google. Agora pense naquela pessoa que viu a imagem e gostou, mas esqueceu do nome do seu Tumblr. Ela nunca mais poderámostrar a divertida montagem para os amigos.

Em um caso como o descrito acima, o ideal é criar uma postagem em formato de texto no Tumblr, colocar um título descritivo e um texto complementar. Caso você ache muito trabalhoso ou não goste da forma que a foto aparece dentro de textos no Tumblr, poste no formato foto, mas capriche na descrição.

Confira aqui outras dicas para fazer recursos multimídia (fotos, vídeos e áudios) aparecerem no Google.

4 - Instale o Google Analytics no Tumblr

O Tumblr não oferece boas ferramentas de medição de visitas. Mas (ao contrário do WordPress) permite que os usuários instalem o Google Analytics. Por isso, não deixe de fazer a instalação desse software, que vai ajudar você a ter controle de quantas pessoas acessam o seu Tumblr, quais são as páginas mais populares e como você está ranqueado nas buscas.

Se você não tem noção do que o Analytics pode fazer pelo o seu site (ou Tumblr), leia este tutorial.

5 - Crie títulos descritivos e use o espaço de descrição do Tumblr

O Tumblr se caracteriza por ter títulos subjetivos e irônicos. Porém, não custa usar a principal palavra-chave no seu título. Caso você tenha um título “incrível”,que não envolva a sua palavra-chave, use o espaço de descrição do Tumblr para inserir os principais termos do seu site. Claro, faça isso criando um texto lógico e não simplesmente “jogando palavras-chave ao vento”.  Aqui você aprende como usar recursos de texto para ganhar melhor posicionamento no Google.