Topo

Aplicativo Badabing! causa polêmica por buscar fotos de contatos do Facebook de biquíni

Programa Badabing! analisa perfis no Facebook e reúne imagens sexy de amigos - Reprodução
Programa Badabing! analisa perfis no Facebook e reúne imagens sexy de amigos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

29/10/2012 20h26

Um novo aplicativo tem gerado polêmica por analisar imagens de amigas ou amigos no Facebook em que elas ou eles estão de biquíni ou sem camisa. Chamado Badabing!, o programa disponível apenas para iOS (sistema operacional móvel da Apple), custa US$ 1,99 na loja virtual App Store.

Segundo a descrição do programa, o Badabing! utiliza tecnologia de reconhecimento de imagem. Após fazer o rastreamento das fotos, o usuário do programa consegue navegar pelos resultados como uma galeria de imagens. É possível ainda marcar as fotos favoritas e ainda compartilhá-las com outras pessoas.

“Você já navegou incansavelmente pelos álbuns de seus amigos procurando imagens deles na praia ou na piscina? Badabing! te ajuda a achá-los em minutos”, diz a descrição do programa.

O aplicativo, lançado  na ultima sexta-feira (26), chega ao mercado de aplicativos da Apple alguns dias após um estudo da IWF (Internet Watch Foundation), fundação britânica que combate crimes online, mostrar que a maioria da pornografia produzida em casa acaba indo para sites eróticos sem o consentimento dos proprietários das fotos e vídeos.

A instituição analisou 12 mil imagens postadas por jovens e descobriu que a grande maioria delas foi roubada ou publicada em sites que a instituição chamou de “parasitas”.

Essas páginas “parasitas”, que exclusivamente postam imagens picantes de jovens, supostamente obtêm os materiais de todas as formas possíveis: telefones roubados ou perdidos, roubando contas privadas no serviço Photobucket, Flickr, Facebook, sites de bate-papo e o Tumblr.

Em entrevista ao tabloide britânico “Daily Mail”, um representante do Big Brother Watch (órgão britânico que promove a defesa da privacidade na internet) disse que o aplicativo Badabing! é visto como uma arma para pedófilos acelerarem o processo de busca de vítimas.

O aplicativo Badabing!, por enquanto, só está disponível para a plataforma iOS . No entanto, o desenvolvedor informa que planeja fazer uma versão do aplicativo para o Facebook.

(Com Daily Mail)