Topo

Cara, cadê o carro? Aplicativos gratuitos mostram local onde veículo foi estacionado

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 06h02

Estacionar um carro nas grandes cidades não é uma tarefa fácil. Há poucas vagas, os estacionamentos são caros, muitas vezes você precisa controlar o tempo que ele fica na Zona Azul e tem gente que deixa o veículo tão longe que até esquece onde parou. Pensando nisso, desenvolvedores de aplicativos para smartphones criaram programas gratuitos que usam recursos como geolocalização para mostrar onde você deixou seu carro. Além disso, ainda avisam quanto tempo o automóvel está parado no estacionamento.

Onde parei?

  • Reprodução

Programa em português que usa o sistema de localização do smartphone para marcar em um mapa o endereço onde o veículo foi estacionado. Além das ruas próximas, ele mostra a distância em metros entre o proprietário e o automóvel.

Ao estacionar, também é possível programar um alarme de tempo. Assim dá para saber quando trocar o cartão de Zona Azul, por exemplo, ou mesmo quanto tempo você tem antes que seja necessário gastar o equivalente a mais uma hora de estacionamento. Permite fazer anotações de texto ou mesmo tirar fotos de pontos de referência, para facilitar na localização.

Durante os testes com a versão para iPhone, ele travou algumas vezes.

Grátis para iPhone e Android

KD Meu Carro

  • Reprodução

Aplicativo bem enxuto, destinado aos motoristas mais esquecidos e que possuem dispositivos da Apple com iOS (iPhone, iPad ou iPod). Ao abrir o programa, surge uma tela para marcar o tempo de permanência estimado, definir com quanto tempo de antecedência você quer ser alertado e o piso ou bloco no qual o veículo ficou, se for o caso. Feito isso, ele começa a contagem regressiva e dispara um alerta de som, com mensagem na tela, para avisar que está na hora de retirar o veículo.

Grátis para iPhone

iCar App

  • Reprodução

Ferramenta em inglês que trabalha integrada ao Google Maps. O programa identifica automaticamente a localização do smartphone e permite ao usuário marcar com um alfinete virtual onde deixou o seu carro. Na hora de pegar o veículo, basta pressionar o botão Take me to my car (leve-me ao carro) que o iCar fica em segundo plano e o Google Maps mostra a rota entre o ponto atual e o estacionamento.

Permite enviar a localização atual do veículo por e-mail, anotar detalhes sobre pontos de referência e traz um cronômetro para alertar o motorista sobre o vencimento do ticket do estacionamento. Recursos como localizador de postos de gasolina ou de estacionamentos não funcionaram durantes os testes.

Grátis para iPhone

Find My Car

  • Reprodução

Programa útil, mas com interface pobre. Uma vez instalado, ele reconhece automaticamente a localização do smartphone. Aí é só clicar em Save my location (salvar minha localização) quando descer do carro. Na hora de ir embora, basta tocar em Show walking directions to saved location (mostrar as direções até o local) para que ele trace uma rota no mapa até o automóvel, com informações como a distância e o tempo estimado para chegar até ele. A versão Pro traz mais recursos e não exibe anúncios.

Grátis (versão paga custa R$ 2,20) para Android