Topo

Malandragens de SEO: conheça cinco motivos que podem fazer o Google punir seu site

Uso incorreto de SEO pode prejudicar um site - Thinkstock
Uso incorreto de SEO pode prejudicar um site Imagem: Thinkstock

Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

31/10/2012 08h06

Os resultados obtidos pelo SEO (otimização para sites de busca, em português) podem deixar blogueiros ou donos de sites tão impressionados que eles passam a correr um novo risco: o de pensar apenas nessas técnicas, deixando de lado a qualidade do conteúdo. O resultado disso é a criação de páginas em que buscadores são mais importantes do que os leitores.

O robô do Google até engolia algumas dessas técnicas (chamadas de black hat SEO), mas hoje a situação mudou. Qualquer tentativa de “trapaça” é mal vista pelo robô e, cedo ou tarde, o site com essas acaba sofrendo uma punição. Esse “castigo” varia da queda no ranking do Google até a exclusão total de uma página no buscador – nem o próprio Google escapou do rebaixamento. Por isso, é bom ficar atento para não cair na tentação e praticar alguma das técnicas abaixo. 

1 - Divulgar excessivamente o seu site

Para aparecer bem no Google, é importante conquistar links externos para o seu site. Porém, é preciso ficar atento na constância em que se faz essa divulgação externa (principalmente em sites agregadores de notícias e diretórios). Um site que conquista milhares de links rapidamente chama a atenção do Google. E, se constatado que houve trapaça, haverá punição.

A dica é continuar fazendo a divulgação externa do site, mas com uma boa seleção de onde isso será feito e da constância. Evite usar programas que fazem cadastro automático e não caia na tentação de comprar serviços de divulgação (chamados de metacadastro) ou links pagos.

Outra malandragem que deve ser evitada é a criação de diversos blogs gratuitos só para levar links ao site que realmente importa. Além de tomar o seu precioso tempo, fazer isso só antecipa sua punição.

2 – Trocar links de forma excessiva

Algo muito comum, principalmente entre blogs, é a criação de parcerias para trocas de links. Funciona assim: eu tenho blog A e coloco um link do blog B, que pertence ao meu amigo. Ele, por sua vez, coloca o meu link no blog dele. Até aí tudo bem. Mas a coisa acabou tomando proporções muito grandes e lá veio a punição.

Alguns blogs tinham tantos links “parceiros” que a barra lateral das páginas não acabava. O Google passou então a punir quem oferece muitos links para sites que não têm relação nenhuma com o tema tratado. Claro que parcerias entre sites são bem vindas, desde que sejam com (boas) páginas que tratem do mesmo assunto que a sua. Para não ter problemas, limite esse número.

3 - Forçar palavra-chave, criando textos sem sentido

A relevância de palavras-chave é algo muito importante para SEO. Mas ela não deve aparecer em um amontoado de palavras e sim em um texto com coesão.

A “malandragem” nesse caso é pegar um texto e abusar da palavra com a qual você quer aparecer (bem) no Google. Em alguns casos, é feita a tradução de textos com software automáticos e a inclusão da palavra no meio dele. Com isso, é criado um texto totalmente sem sentido.

4 – Texto escondido

Outra tentativa batida (e já combatida) é a de criar textos escondidos dentro de um site. Para evitar que o público veja artigos sem sentido (como os descritos no item anterior), muitos espertinhos colocavam uma tonelada de palavras-chave escritas com a mesma cor do fundo do site.

Assim como as outras técnicas, funcionou por um tempo. Mas hoje não cola mais. É uma das ações que mais sofrem punições do Google. Normalmente com banimento das buscas.

5 - Copiar conteúdo indiscriminadamente

Na internet, há centenas de blogs que não criam conteúdo algum. Apenas fazem o Ctrl C + Ctrl V de artigos que aparecem em outros endereços. O primeiro problema disso é a não indexação do conteúdo duplicado: a ação pode não só prejudicar quem copiou como, em alguns casos, quem foi copiado.

Como punição, esses sites que não oferecem nada de novo são mal classificado pelo Google. Infelizmente, algumas dessas páginas costumam modificar só alguns detalhes do texto (como ordem e colocação de frases) e conseguem passar impunes pelo Google. Mas as últimas atualizações têm tornado cada vez mais difícil esses tipos de prática.