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Ibope: internet no Brasil chega a 70,9 milhões de pessoas em casa e no trabalho em setembro

Segundo o instituto, o destaque do mês de setembro está no crescimento do acesso domiciliar - Thinkstock
Segundo o instituto, o destaque do mês de setembro está no crescimento do acesso domiciliar Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

01/11/2012 15h29Atualizada em 01/11/2012 18h56

Em levantamento divulgado nesta quinta-feira (1º), o instituto de pesquisas Ibope Nielsen Online informou que, no mês de setembro, 70,9 milhões de brasileiros tiveram acesso à internet em casa ou no trabalho. Desses, 50,9 milhões foram considerados usuários ativos (efetivamente acessaram a internet nesses ambientes entre agosto a setembro).

O estudo não revela qual o número total de internautas registrados no mês passado (considerando também aqueles que navegaram em LAN houses e outros pontos de acesso público, por exemplo) -- este dado é divulgado quatro vezes ao ano. No segundo trimestre de 2012 (de maio a junho), o número de internautas no país chegou a 83,4 milhões

De acordo com o instituto de pesquisa, um dos destaques no mês passado foi o acesso em domicílios: dos 67,8 milhões de pessoas que têm acesso em casa, 42,1 milhões foram ativos. O número de quem efetivamente navegou representa um aumento de 1,4% comparado ao mês de agosto e de 11% comparado ao mesmo período do ano passado.

Uma das razões para o aumento do acesso à internet, diz o Ibope, foi o crescimento da renda das pessoas que, a partir de 2007, tiveram um primeiro contato com um computador em LAN houses para, em seguida, comprar o próprio PC.

Segundo José Calazans, analista do Ibope Nielsen Online, a internet no Brasil está na “terceira fase” de evolução. Para ele, a primeira (de 2000 a 2003) ficou caracterizada pelo uso restrito de pessoas de alta renda.

Já na segunda (2004 a 2006), houve um crescimento no acesso, mas ainda era restrito a pessoas de classe A e B.

Por fim, a terceira fase (2007 a 2012) coincide com o aumento de sites sociais e com uma situação financeira melhor do país, fazendo com que pessoas de classes menores passassem a ter acesso à internet. “Uma quarta fase pode estar começando agora, com o uso da internet e das redes sociais por meio de tablets e smartphones”, apontou o analista.

UOL é o líder de audiência entre os portais de conteúdo na internet brasileira nas principais métricas (visitantes únicos, páginas vistas e tempo gasto online).