Topo

Instagram deixa de ser exclusivo de dispositivos móveis e ganha interface web

Perfil da empresa de material esportivo Nike no Instagram; rede social ganhou interface web nesta segunda - Reprodução
Perfil da empresa de material esportivo Nike no Instagram; rede social ganhou interface web nesta segunda Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/11/2012 18h24Atualizada em 05/11/2012 21h28

A rede social de imagens Instagram passou a permitir o acesso às fotos da rede social pela web nesta segunda-feira (5). Desta forma, o site deixou de ser exclusivo de dispositivos móveis (smartphones e tablets) e possibilita o acesso a comentários e imagens postadas, mesmo para usuários que não estão cadastrados no serviço.

De acordo com post em blog oficial do Instagram, o perfil na web estará disponível para todos os usuários até a próxima semana. Por enquanto, apenas alguns usuários têm perfil visível diretamente na web. Com as mudanças, o Instagram ficou muito parecido com o perfil do Facebook: é possível inserir imagens de capa, curtir e escrever comentários.

Para acessar as imagens de alguém, basta digitar no navegador instagram.com/[nome do usuário]. Exemplo: instagram.com/nike ou instagram.com/instagram.

Se as fotos das pessoas estiverem configuradas como “públicas”, será possível visualizar todas as imagens postadas. Se estiverem “privadas”, só fazendo login na rede social.

Com a interface web do Instagram, será possível compartilhar o perfil com outras pessoas, seguir usuários da rede social, escrever comentários, curtir imagens ou mesmo editar o próprio perfil. A companhia informa que não será possível postar imagens e aplicar filtros diretamente da web.

“O Instagram está focado na produção de imagens captadas em dispositivos móveis. Dessa forma, os usuários não conseguirão fazer upload de imagens pela interface web”, diz o comunicado da rede social.