Topo

Nokia "alfineta" iPhone 5 e anuncia smartphones 4G para início de 2013

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 20h48

A fabricante finlandesa Nokia anunciou nesta quarta-feira (21) que a nova linha de smartphones da marca (Lumia 920 e 820) chegará com suporte à tecnologia 4G, compatível com os padrões brasileiros. Ainda sem preço específico, os aparelhos chegarão ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2013.

"Diferente do iPhone 5, os nossos aparelhos chegarão ao mercado com 4G funcionando na freqüência de 2,5 GHz, utilizada no mercado brasileiro", alfinetou Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil. O smartphone da Apple, que ainda não tem data oficial para lançamento no Brasil (estima-se que chegue no mês de dezembro), não foi feito para funcionar com as frequências de 4G estabelecidas no país.

Questionado sobre o fato de o Brasil "demorar" para receber as novidades da empresa e pela "perda do timing" de vendas do Natal, Narcizo comentou que a marca tem priorizado alguns mercados -- como o americano e o europeu. A companhia, que demorou a reagir às investidas dos concorrentes (com aparelhos equipados com iOS ou Android), acabou perdendo considerável mercado nessas localidades no ramo de celulares inteligentes. Os aparelhos Lumia 820 e 920 começaram a ser vendidos nos EUA e na Europa no primeiro fim de semana de novembro.

Windows Phone 8

Quem já mexeu em aparelhos com Windows Phone, não notará grandes diferenças no Windows Phone 8. Visualmente, ele é praticamente igual ao seu antecessor, o Windows Phone 7.5.

As novidades do Windows Phone 8 estão nas funcionalidades que o sistema ganhou. Algumas delas: suporte a processadores de múltiplos núcleos (antes só havia Windows Phone com processador de um núcleo), blocos dinâmicos com tamanhos personalizáveis e alguns aparelhos possibilitam até a instalação de cartão de memória. 

Um dos destaques é o Kids Corner (traduzido para o português como o “Espaço das Crianças”). O recurso permite que os pais emprestem o smartphone aos filhos sem riscos de perderem dados apagados sem querer, por exemplo. No “Espaço das Crianças”, os pais configuram quais recursos (aplicativos de jogos, vídeo, fotos ou música) o filho poderá usar no aparelho.

A fabricante traz embarcado no aparelho alguns aplicativos exclusivos da marca como o Nokia Foto e o Nokia Lente. O primeiro tira fotos múltiplas de determinada cena. Dessa forma, o usuário consegue selecionar qual ficou melhor e postar em uma rede social, por exemplo.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Recurso Nokia Lente usa realidade aumentada para mostrar direções de estabelecimentos

Já o Nokia Lente (ou City Lens) usa realidade aumentada para mostrar endereços de estabelecimentos ao dono do smartphone. Basta acessar o programa, escolher uma modalidade (como restaurantes ou hotéis) e apontar para qualquer local. O aplicativo mostrará na tela a distância e a direção do tipo de estabelecimento escolhido.

Características dos lançamentos

Lumia 920

Modelo topo de linha da Nokia, o Lumia 920 tem um tela HD de 4,5 polegadas. O smartphone tem processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz, 32 GB de armazenamento e 1 GB de memória RAM.  O aparelho conta com duas câmeras: uma frontal de 1,3 megapixels e uma traseira de 8,7 megapixels com a tecnologia PureView e estabilizador óptico.

O aparelho conta ainda com conexão Wi-Fi, 3G/4G e tecnologia NFC.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Lumia 920, da Nokia, tem tela de 4,5 polegadas e processador dual-core (de dois núcleos)

Lumia 820

Pouco menor que o Lumia 920, o 820 tem uma tela Amoled sensível ao toque de 4,3 polegadas. O processador é o Qualcomm Snapdrgon S4 dual-core de 1,5 GHz. A capacidade de armazenamento do aparelho é de 8 GB, mas é possível instalar um cartão de memória de até 32 GB para aumentar a capacidade. Ele tem duas câmeras: uma frontal com resolução VGA e uma traseira com 8 megapixels de resolução.

O telefone conta ainda com conexão Wi-Fi, 3G/4G e tecnologia NFC.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Smartphone Lumia 820,da Nokia, tem tela sensível ao toque de 4,3 polegadas