Topo

Rede social Recomind ''oficializa'' boca a boca e ajuda a encontrar prestadores de serviço

Rede social Recomind permite encontrar profissionais já ""testados"" por pessoas de sua confiança - Reprodução
Rede social Recomind permite encontrar profissionais já ''testados'' por pessoas de sua confiança Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 06h01

Contratar prestadores de serviço – caso de pedreiros, médicos, advogados, diaristas e pintores, por exemplo -- não é uma tarefa fácil. Por falta de opções, muitas vezes você se depara com gente pouco profissional, que oferece serviços de má qualidade e que não cumpre compromissos. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, é comum recorrer aos conhecidos que possam recomendar bons profissionais. Essa é a proposta da rede social Recomind: “oficializar” na internet o boca a boca que já acontece offline.

O serviço, que também conta com aplicativos para smartphones com Android e iPhone, permite que você e seus amigos publiquem pedidos de indicação e recebam o feedback de quem já teve uma boa experiência. Basta criar uma senha ou usar seu perfil no Facebook para se conectar. Os aplicativos também trabalham em conjunto com o Facebook, permitindo importar contatos ou compartilhar informações com a popular rede social.

Direto ao ponto

Nome: Recomind
Categoria: Rede Social
Preço: Grátis
Sistema operacional: iOS 4.3 ou superior (baixe); Android 2.1 ou superior (baixe)
Pontos positivos: Fácil de usar; traz resultados rápidos para as solicitações mais comuns.
Pontos negativos: Mesmo estabelecendo uma região, usuário recebe sugestões de prestadores de serviços de outras cidades.

Na área “Meus Pedidos”, é preciso inserir o tipo de serviço desejado, especificar a região, detalhar o trabalho e definir se receberá dicas apenas dos amigos ou de toda a rede. As indicações trazem as especialidades do profissional, telefone e e-mail para contato, além de críticas a alguns aspectos que precisam ser melhorados em seu trabalho, se for o caso. Basta tocar na tela, para que o aplicativo faça a ligação ou envie uma mensagem.

Se você gostar de alguma indicação, toque no botão “Copiar para minha agenda”. Nela, o usuário pode cadastrar os prestadores de sua confiança por categorias como Aulas, Casa e Construção e Beleza e Bem-estar. Assim, quando alguém precisar de uma dica, você terá fácil acesso aos dados.

Um problema com as indicações é o fato de, mesmo especificando a região, aparecerem dicas de profissionais em locais distantes, inclusive de outras cidades -- isso, em muitos casos, dificulta a realização da busca.