Topo

Polícia finlandesa confisca laptop de menina de 9 anos por baixar música pirata na internet

Do UOL, em São Paulo

22/11/2012 13h04Atualizada em 22/11/2012 14h05

Uma garota finlandesa de nove anos teve seu laptop confiscado na terça-feira (20) por ter baixado música pirata. De acordo com o site “Torrent Freak”, o TTVK, órgão finlandês que luta contra a pirataria, pediu que fosse paga a quantia de 600 euros (cerca de R$ 1.616) pela infração. Como o pai da garota não pagou a multa, eles confiscaram o laptop do Ursinho Puff da criança.

  • Reprodução/Facebook

    Na Finlândia, garota tem laptop confiscado após ter baixado música pirata da cantora pop Chisu (foto)

De acordo com o pai da menina (que não teve o nome divulgado), em outubro do ano passado ela queria ouvir as músicas do novo álbum da cantora pop finlandesa Chisu. Após uma busca na internet, ela foi direcionada ao link do Pirate Bay (que reúne arquivos de torrents) e baixou uma música.  O pai, então, recebeu uma carta do órgão pedindo o pagamento da multa por infração de direitos autorais

Em resposta, ele enviou uma carta ao órgão com imagens do álbum comprado em uma loja e entradas para um show da cantora pop.

O pai da menina disse no Facebook que ficou assustado ao ver que a polícia estava na porta de sua casa pela manhã em função do ocorrido. “Eu senti que havia pessoas da máfia na porta de minha casa pedindo dinheiro”, postou.

A cantora Chisu, em sua página no Facebook (em finlandês), pediu desculpas pelo incidente. “Espero que a questão seja resolvida em breve e também peço desculpas para a menina pelo ocorrido”, disse.

Segundo a mídia finlandesa, o órgão antipirataria finlandês já repreendeu quase 30 pessoas por pirataria. A versão finlandesa da EFF (Fundação Fronteira Eletrônica), que defende os direitos dos cidadãos em meios eletrônicos, e o Partido Pirata criticaram duramente a ação do TTVK. 

(Com Torrent Freak e HBL.FI)