Topo

Aplicativos de disco virtual permitem acesso remoto a dados via celular; conheça

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 07h00

O armazenamento na nuvem permite que o usuário tenha dados importantes disponíveis a qualquer momento, basta ter um computador conectado à internet. Mas e se você estiver na rua, apenas com seu smatphone? Sem problemas. Basta ter um aplicativo de disco virtual instalado para que o seus dados possam ser acessados também via celular. Conheça abaixo quatro opções gratuitas de apps para iPhone, Android, BlackBerry e Windows Phone.

Google Drive

O serviço do Google permite ter vários dispositivos conectados a uma mesma pasta, com atualização automática e compartilhamento dos dados gerados. No aplicativo para smartphones, porém, há algumas limitações.

Você pode, por exemplo, alterar documentos do Google Docs, mas não conseguirá fazer o mesmo com um texto gerado no Word. O programa, disponível em português, permite fazer o upload de textos, fotos e vídeos do smartphone para a nuvem em poucos segundos. O serviço oferece 5 GB de armazenamento gratuito.

Grátis

Para iPhone e Android

SkyDrive

Para utilizar esse serviço da Microsoft é preciso ter um Windows Live ID (login e senha utilizados, por exemplo, na conta do Hotmail). Uma vez conectado, é possível compartilhar arquivos criados no desktop com a versão em português do app para smartphone.

Ele permite carregar fotos do celular para a nuvem em blocos (basta selecionar várias imagens no rolo da câmera e subir de uma única vez), excluir, renomear e criar pastas, mas carece de recursos mais avançados para edição de documentos no celular.

Os dados podem ser acessados no computador via navegador ou com um software para Windows. Seu armazenamento gratuito online é de 7 GB.

Grátis

Para iPhoneAndroid e Windows Phone

Dropbox

Tradicional serviço de armazenamento na nuvem, o Dropbox oferece um aplicativo em inglês que permite carregar automaticamente suas fotos para os servidores da empresa. Com o aplicativo também é possível baixar os arquivos em outros dispositivos ou marcá-los como favoritos (que são agrupados em uma área específica). A ferramenta trabalha com todos os tipos de arquivos já suportados pelo smartphone, como JPG, MP3, MP4 ou PPT, e consegue exportar os dados para outros aplicativos do aparelho, para a exibição. Mas também tem poucas opções de edição.  

Para compartilhar arquivos, ele cria links que podem ser enviados por e-mail. Seu espaço gratuito online começa em 2 GB e pode chegar a 18 GB.

Grátis

Para iPhoneAndroid e BlackBerry

SugarSync

Aplicativo em inglês e que funciona em parceria com o SugarSync Manager, software gratuito para PC e MAC. Depois de criar uma conta e instalar o programa do computador, é só escolher os arquivos que devem ser sincronizados na nuvem (backup). Eles passam a estar disponíveis também via navegador ou no smartphone, com o aplicativo.

É possível automatizar a criação de cópias de segurança das fotos feitas no celular, além de baixar arquivos para o uso offline no aparelho. Trabalha com vários formatos de documentos, como Word e PDF, mas a edição do conteúdo não pode ser feita no celular. Seu plano gratuito de armazenamento começa em 5 GB.

Grátis

Para iPhoneAndroid e BlackBerry