Topo

Mensagem de texto via celular completa 20 anos; primeiro torpedo desejava feliz Natal

Programador britânico Neil Papworth foi a primeira pessoa a enviar uma mensagem para celular  - Arquivo pessoal
Programador britânico Neil Papworth foi a primeira pessoa a enviar uma mensagem para celular Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, em São Paulo

03/12/2012 12h12

A primeira mensagem de texto via celular (SMS; acrônimo em inglês para serviço de mensagem curta) foi enviada no dia 3 de dezembro de 1992, quando o programador britânico Neil Papworth, então com 22 anos, testou a tecnologia (veja aqui como funciona).

“Como os telefones celulares não tinham teclado, escrevi a mensagem no computador. Ela dizia “feliz Natal” e foi enviada ao celular de Richard Jarvis, da [operadora] Vodafone, que participava de uma festa de Natal no escritório”, afirma Papworth em seu site.

O engenheiro era funcionário da empresa Sema Group Telecoms e fazia parte de um grupo que desenvolvia a tecnologia de mensagens de texto para a Vodafone. O objetivo inicial era fazer com que esse tipo de texto fosse usado como um serviço de pager corporativo. “Ninguém tinha ideia de quão gigante esse fenômeno se tornaria”, afirmou.

Levou sete anos para que as mensagens de texto se popularizassem, afirma o “Guardian”: as operadoras não acreditavam que as pessoas enviariam textos quando podiam falar. Isso mudou em 1999, quando essas empresas começaram a oferecer a tecnologia para seus clientes, que passaram também a aderir ao sistema pré-pago de telefonia móvel.

“A primeira vez que recebi atenção da mídia foi quando a BBC comemorou o décimo aniversário da primeira mensagem de texto. Desde então, já dei muitas entrevistas para rádio, já fui para Londres com minha família para uma estreia de filme, apareci em um anúncio do Super Bowl [...] e escrevi textos sobre o feito em jornais que vão do ‘Sun’ até ‘Times of India’, passando pela ‘Montreal Gazette’”, conta o engenheiro. Hoje ele trabalha como desenvolvedor de software na Tekelec, em Montreal, onde vive com a mulher e três filhos. 

Confira abaixo telefones celulares (quase) tão antigos quanto a primeira mensagem de texto.