Topo

Com fama de mau humor na internet, gato Grumpy Cat é fêmea e adora brincar

Boca caída deu à gatinha a fama de mal-humorada - Reprodução/Tumblr
Boca caída deu à gatinha a fama de mal-humorada Imagem: Reprodução/Tumblr

Juliana Carpanez

Do UOL, em São Paulo

11/12/2012 06h01

Se você navegou na web nos últimos meses, é bem provável que tenha esbarrado com o Grumpy Cat (gato zangado, em português), o bichano que personifica a criatura mais mal-humorada da internet. Como este texto é justamente sobre essa mais nova webcelebridade, seguem as informações que você precisa saber logo de cara: Grumpy Cat é fêmea, carinhosa, gosta de colo e adora brincar. Respire fundo e, passado o choque, dirija-se ao segundo parágrafo.

A gatinha vira-lata – que de ranzinza não tem nada – ganhou o apelido por causa da boca curvada para baixo, que lhe dá um aspecto pouco amigável. Oficialmente, ela chama Tardar Sauce (algo como molho tártaro) e tem apenas oito meses.

Sua dona, Tabatha Bundesen, 27, mora em Morristown (Arizona, EUA) e trabalha como garçonete. A família de Tabatha também cuida de Callie, a mãe de Grumpy Cat, e Pokey, irmão da jovem celebridade. Há suspeitas de que o pai seja um gato cinza da vizinhança, mas, em se tratando de felinos, essa informação pode não ser verdadeira.

A fama de Tardar Sauce começou quando Bryan Bundesen, 33, irmão de Tabatha, publicou uma foto da gatinha no site Reddit, no dia 22 de setembro. “Acharam que a imagem tinha sido alterada com Photoshop, então postamos alguns vídeos no YouTube. Eles se tornaram virais e decidimos criar o GrumpyCats.com”, contou Bryan, por e-mail, ao UOL Tecnologia.

Menos de três meses depois, já são contabilizados 8,5 milhões de cliques no YouTube, 158 mil “curtir” na página oficial do Facebook, 88 mil seguidores no Tumblr  e 15 mil seguidores no Twitter. Além disso, Grumpy Cat já vendeu mais de 30 mil cartões postais em sua loja virtual, que conta também com canecas, imãs de geladeira, chaveiros e camisetas, entre  outros itens.

Conheça Tardar Sauce

Mesmo com tantas plataformas e tanto sucesso na internet, Bryan afirma que nada mudou na vida da família – além da viagem a Nova York para aparecer no programa “Today Show”. “Eu e minha irmã temos nossos trabalhos e tudo o que fazemos [relacionado à marca Grumpy Cat] é em nosso tempo livre”, contou. A família não revela quanto já ganhou com a marca, mas afirma doar parte do dinheiro arrecadado a abrigos de animais.

Apesar de Tardar Sauce não ser mal-humorada como aparenta, a família incorporou essa imagem: o slogan de seu site oficial é “me diverti uma vez. Foi horrível”. “Ela não é zangada. É muito fofa, dócil e calma. E adora colo e carinho”, contou Bryan, jogando a real sobre a personalidade do bicho.

Um dia típico na vida da gatinha inclui passeios no canteiro de flores da casa da família. Ela também gosta de brincar e perseguir fitas, quando alguém a provoca dessa maneira.

O veterinário que cuida da webcelebridade disse à família que a gata parece ser saudável, mas que sua aparência pode ser resultado de algum problema genético ou neurológico. Bryan afirma que seriam necessários exames invasivos para fazer essa checagem e, como Tardar Sauce não apresenta problemas de saúde, a família achou melhor não incomodá-la “apenas para responder a algumas perguntas”. “O veterinário disse que ela é feliz, saudável e muito bem cuidada”, finalizou. Agora só falta sorrir.