Topo

Aplicativos chamam táxi pela web e monitoram chegada via GPS; conheça

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

12/12/2012 06h00

Na era dos smartphones, não é mais preciso esticar o braço na rua ou sequer discar para chamar um táxi. Aplicativos gratuitos para smartphones mostram em um mapa, com o uso do GPS do aparelho, quais veículos estão na região, onde ficam os pontos mais próximos, permitem selecionar o tipo do carro e até ver a foto do motorista. Para chamá-lo, basta um toque. Confira abaixo como funcionam quatro dessas alternativas.

Taxibeat

  • Reprodução

Lançado inicialmente no Rio de Janeiro, o Taxibeat agora também está disponível em São Paulo e deve chegar a novas capitais em 2013. Depois de fazer um cadastro rápido, com número de telefone, e-mail e senha, o usuário recebe um SMS com o código para ativação. Aí é só tocar no botão de busca para que ele identifique sua localização no mapa e permita encontrar o táxi mais próximo, em um raio de 3 km (se houver algum disponível, claro).

O aplicativo mostra detalhes sobre os taxistas disponíveis, como foto, tipo de carro que dirigem e a distância, além de permitir escolher um deles. Depois que a chamada é a aceita pelo motorista, é possível acompanhar o deslocamento do veículo no mapa.

Grátis

Para iPhone e Android

Táxi Aqui para Passageiros

  • Reprodução

Além de mostrar os endereços de pontos de táxi mais próximos (graças ao recurso de localização do smartphone), o Táxi Aqui fornece uma lista com telefones de várias empresas da região. Quem preferir chamar um carro diretamente pelo aplicativo precisa criar uma conta, com nome, telefone, endereço de e-mail e senha. É enviado um PIN, necessário para a ativação.

Ao clicar no ícone chamar, é possível fazer restrições sobre o veículo desejado, como, por exemplo, se tem ar condicionado, acessibilidade (para pessoas com deficiência) e até se aceita cachorro, além de fornecer dados sobre a corrida, como forma de pagamento e destino. O veículo mais próximo recebe o pedido e as informações sobre o passageiro. Disponível em cidades como Fortaleza, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Grátis

Para iPhone e Android

Onde Tem Táxi Aqui?

  • Reprodução

Se a sua cidade não possui cobertura de nenhum desses serviços e apps mais modernos, que oferecem recursos como mapa com a localização dos carros mais próximos, por exemplo, o Onde Tem Táxi? pode quebrar um galho. Trata-se de um aplicativo bem simples, que apenas procura por pontos de taxistas na região, onde você pode pegar sua condução (ou chamar um carro).

Assim que você toca no botão verde, ele abre um mapa e mostra na tela endereços de alguns pontos de táxi próximos, usando a localização atual do smartphone. Ao tocar no ícone do carrinho, surge o nome, endereço e o telefone, para o usuário ligar e pedir o veículo, da maneira tradicional. Infelizmente, os resultados de suas buscas deixam muitos endereços de pontos de fora e, em alguns casos, indicam endereços muito distantes.

Grátis

Para iPhone e Android

Easy Taxi

  • Reprodução

Logo que você abre o aplicativo, ele tenta achar sua localização. Caso não consiga com exatidão, ele pede uma ajudinha ao usuário, que pode arrastar em um mapa o marcador vermelho até a posição correta. Depois disso, é preciso completar um formulário com número da casa e ponto de referência, além de criar uma conta, com dados como nome, número de telefone, e-mail e senha.

O serviço identifica a unidade mais próxima e fornece dados como número da placa da unidade que vai buscá-lo. Para saber se ele está chegando, é possível acompanhar na tela do mapa o deslocamento do veículo. Quem não tem smartphone também pode chamar um carro no site www.easytaxi.com.br. Disponível, inicialmente, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Grátis

Para iPhone e Android