Topo

Facebook terá atalhos para controlar privacidade e solicitação para amigos excluírem fotos

Atalhos na página inicial do perfil permitem controlar quem vê suas informações, quem podem entrar em contato e como impedir usuários de importuná-lo - Divulgação
Atalhos na página inicial do perfil permitem controlar quem vê suas informações, quem podem entrar em contato e como impedir usuários de importuná-lo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/12/2012 13h58

Até o início de 2013, o Facebook tornará disponíveis novos recursos para controle de privacidade para os mais de 1 bilhão de perfis na rede social. Entre as principais mudanças no anúncio feito nesta quarta (12), estão a adição de atalhos para as configurações de privacidade no topo dos perfis e a possibilidade enviar uma mensagem para que um contato remova uma foto em que você foi marcado, logo que a ação é feita.

As mudanças têm como objetivo simplificar o controle do que é exibido nos perfis, mas principalmente tentar deixar mais claro para os usuários o que ocorre quando ele escolhe determinada configuração de privacidade. Segundo o Facebook, não será necessário alterar as configurações  atuais e as mensagens já aparecerão em português (para quem usa o perfil na língua).

Uma das principais reclamações dos usuários, segundo a rede social, é o controle na marcação em fotos. Uma das mudanças que o Facebook fará será permitir não só que a marcação na foto em questão seja removida, como também que o usuário que marcou você em uma foto seja notificado para que apague aquele conteúdo. Isso não garantirá que o conteúdo seja excluído, mas é uma forma de você comunicar diretamente  o amigo de que não está de acordo com aquela publicação, logo ao ver que foi marcado.

Se o usuário escolher não permitir que uma pessoa veja uma foto (o chefe ou um ex-namorado, por exemplo), uma mensagem aparecerá na tela informando que aquele conteúdo ainda estará disponível para outros usuários e em sistemas de buscas. Ou seja, ela só não será vista pelo usuário excluído daquela postagem, mas ele pode chegar àquele conteúdo por outros meios. O detalhe é importante, de acordo com a empresa, porque poucos usuários têm noção da visibilidade do conteúdo após essa configuração.

Outra mudança que parece facilitar a visualização do que é publicado sobre você no Facebook é a adição de filtros na página de log de atividades. Será possível, por exemplo, ver apenas as atualizações em que você foi marcado ou os posts que você “escondeu” da linha do tempo selecionando o filtro relacionado.