Instagram altera termos de uso do serviço para fazer publicidade com dados dos perfis
Usuários do Instagram foram comunicados nesta segunda (17) sobre alterações que a rede social de fotos fará em seus termos de uso do serviço por uma mensagem no próprio aplicativo. Entre as mudanças, que passarão a valer em 16 de janeiro, está o uso de dados dos perfis como nome de usuários, “curtidas” e fotos em publicidade e promoções. A rede possui mais de 100 milhões de perfis e foi comprada pelo Facebook em abril deste ano.
Segundo o texto do tópico “Direitos de propriedade”, alguns serviços da rede são apoiados pela receita de anúncios. O usuário, para ajudar na oferta de conteúdo pago ou patrocinado, deve concordar que "empresas e entidades paguem ao Instagram para exibir seus dados de perfil". Isso inclui o nome de usuário, fotos (juntamente com todos os metadados associados), sem que o dono do perfil receba por isso.
O novo termo de uso do serviço, embora deixe mais claro como será o uso de dados pessoais dos usuários em publicidade, gerou descontentamento entre usuários da rede social. Roberto Baldwin, da “Wired”, recomenda aos usuários que baixem as fotos do Instagram e depois apaguem suas contas, sob o pretexto de que a empresa poderá “vender suas fotos para terceiros em anúncios sem comunicá-lo”.
O efeito mais provável, no entanto, é que o Instagram passe a mostrar publicidade de forma semelhante à que ocorre no Facebook nos chamados “anúncios sociais”. A rede social de Mark Zuckerberg usa dados dos perfis para exibir “histórias patrocinadas”, usando o contexto das informações dos usuários (de acordo com a configuração de privacidade escolhida). O Facebook, embora use esses dados pessoais na publicidade, alega não repassá-los a terceiros.
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