Topo

Facebook começa a liberar atalhos para controle de privacidade no perfil; confira mudanças

Do UOL, em São Paulo

20/12/2012 19h09

O Facebook começou a tornar disponíveis nesta quinta (20) os novos recursos para controle de privacidade na rede social, anunciados no último dia 12 de dezembro. Entre as principais mudanças, estão a adição de atalhos para as configurações de privacidade no topo dos perfis e a possibilidade enviar uma mensagem para que um contato remova uma foto em que você foi marcado, logo que a ação é feita. O novo controle de privacidade deve chegar a todos os perfis até janeiro de 2013, informou a rede social.

As mudanças têm como objetivo simplificar o controle do que é exibido nos perfis, mas principalmente tentar deixar mais claro para os usuários o que ocorre quando ele escolhe determinada configuração de privacidade. Segundo o Facebook, não será necessário alterar as configurações  atuais e as mensagens já aparecerão em português (para quem usa o perfil na língua).

Uma das principais reclamações dos usuários, segundo a rede social, é o controle na marcação em fotos. Uma das mudanças que o Facebook fará será permitir não só que a marcação na foto em questão seja removida, como também que o usuário que marcou você em uma foto seja notificado para que apague aquele conteúdo. Isso não garantirá que o conteúdo seja excluído, mas é uma forma de você comunicar diretamente  o amigo de que não está de acordo com aquela publicação, logo ao ver que foi marcado.

Se o usuário escolher não permitir que uma pessoa veja uma foto (o chefe ou um ex-namorado, por exemplo), uma mensagem aparecerá na tela informando que aquele conteúdo ainda estará disponível para outros usuários e em sistemas de buscas. Ou seja, ela só não será vista pelo usuário excluído daquela postagem, mas ele pode chegar àquele conteúdo por outros meios. O detalhe é importante, de acordo com a empresa, porque poucos usuários têm noção da visibilidade do conteúdo após essa configuração.

Outra mudança que parece facilitar a visualização do que é publicado sobre você no Facebook é a adição de filtros na página de log de atividades. Será possível, por exemplo, ver apenas as atualizações em que você foi marcado ou os posts que você “escondeu” da linha do tempo selecionando o filtro relacionado.