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Redes sociais podem dar um ''empurrãozinho'' em seu site no Google; veja dicas

Além das técnicas de SEO tradicionais nos buscadores, as redes sociais também podem angariar audiência - Reprodução
Além das técnicas de SEO tradicionais nos buscadores, as redes sociais também podem angariar audiência Imagem: Reprodução

Por Edgard Matsuki

Do UOL, em São Paulo

21/12/2012 06h00

As técnicas de SEO (para melhorar posicionamento de um site no Google) surgiram na internet em um período anterior ao da web 2.0 e, por muito tempo, nem se pensava em relacioná-las às redes sociais. Isso tem mudado gradativamente com as últimas atualizações do algoritmo do buscador (chamadas Panda e Penguin), além do lançamento do Google+, a rede social oficial do buscador.

De coadjuvantes (ninguém pensava em melhorar o posicionamento de um site usando o Orkut, por exemplo), as redes sociais tornaram-se protagonistas em SEO. Com isso, acabaram tomando o lugar dos sites agregadores de conteúdo no estilo Digg. Por isso, um site de sucesso deve estar atento às redes sociais, colocando em prática as dicas que você confere a seguir.

1 - Coloque os botões de compartilhamento para redes sociais em uma área bem visível de seu site.

2 - Dê muita atenção ao Google+ (não é por acaso, já que a rede social do buscador influencia diretamente nas buscas; veja mais abaixo). Seja ativo nesta rede social e faça a ligação entre seu site e seu perfil no Google+, para que o nome dele apareça nas postagens.

3 - Crie uma página do seu site no Facebook. Não se trata apenas de SEO, mas também de conseguir outra fonte de visitantes.

4 - Não se esqueça de outras redes sociais ou agregadores de conteúdo. Dá para usar o Google Analytics para ver quais são as que mais levam leitores para o seu site.

5 - Aproveite a interatividade das redes sociais para conversar com seus leitores. Elas têm grande potencial de criar engajamento dos visitantes. Isso também impacta nos resultados nas buscas. 

Quem é quem

O Facebook é a maior rede social do mundo, mas em termos de SEO perde em importância para o Google+. O botão +1 da rede social do Google, similar ao “curtir” do Facebook, influencia diretamente nas buscas.

Funciona da seguinte forma: quando um usuário “curte” o conteúdo de algum site no Google+, todas as pessoas que estão em seus círculos passam a ver esse conteúdo no buscador. Ex: João clicou no +1 ao gostar de um texto sobre SEO. Toda vez que algum amigo de João no Google+ procurar o termo SEO no Google, o texto recomendado vai aparecer. Se isso acontecer muitas vezes (muitos cliques no +1), o site passa a ganhar mais posições para todos usuários do Google.

Outro impacto do Google+ é sentido quando o autor de um artigo passa a vincular seu perfil da rede social ao conteúdo de seu site. À medida em que o autor receber feedbacks positivos dos artigos, vai ganhando “autoridade”. Assim, todas as vezes que ele escrever um artigo novo, o texto já terá algumas posições garantidas no Google.

Facebook e Twitter, por outro lado, não têm impacto direto nos resultado do Google. Mas só um louco para ignorar o potencial de visitantes que as duas redes sociais oferecem: quanto mais pessoas curtirem, compartilharem ou darem RT (retuíte) no seu site, maiores as chances de outras pessoas conhecerem seu conteúdo.