Topo

Dúvida do leitor: como reverter bloqueio de minhas ações no Facebook

Convidar pessoas desconhecidas no Facebook pode fazer com que a conta na página seja bloqueada - Thomas Hodel/Reuters
Convidar pessoas desconhecidas no Facebook pode fazer com que a conta na página seja bloqueada Imagem: Thomas Hodel/Reuters

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

03/01/2013 06h00

O leitor Paulo entrou em contato com o UOL Tecnologia para saber se é possível reverter o bloqueio de sua conta no Facebook. De acordo com o leitor, ele teve suas ações restritas por 30 dias e não sabe se isso é irreversível. O internauta alega que não consegue adicionar amigos ou enviar convites.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com a assessoria de imprensa da rede social, não há o que fazer uma vez que sua conta sofreu restrições. Deve-se esperar os bloqueios expirarem. Mais do que isso: é importante aguardar todos os dias de punição antes de voltar a tentar enviar solicitações. Se insistir, a conta pode ser removida permanentemente.

Durante o período de bloqueio, o Facebook pode ser utilizado normalmente, a não ser pelas solicitações – de amizades, de aplicativos, entre outras.

De acordo com o departamento de comunicação do Facebook no Brasil, a rede social foi desenvolvida para que seus usuários se comuniquem com pessoas que conhecem, como amigos, familiares, colegas de classe. Se houve bloqueio ou restrições à conta, o site afirma que é porque as solicitações de amizade, ou quaisquer outras, não foram respondidas ou foram marcadas como indesejadas.

Isso sugere, em tese, que o usuário está tentando conversar com diversas pessoas que não o conhecem – por isso, ele pode ter sido acusado de spam. Para convidar novas pessoas para fazer parte de seus amigos na rede, indica o Facebook, convide primeiro por uma mensagem para que não haja a possibilidade de ele recusar. Dessa forma, fica um tanto mais difícil ser bloqueado.