Topo

Sem Microsoft, CES 2013 tenta manter brilho apresentando nova geração dos híbridos de tablets

9.jan.2012 - Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, durante abertura da CES 2012. A Microsoft deixa de abrir a CES, feira na qual foi protagonista do início do evento nos últimos 14 anos - Dan Gluskoter/EFE
9.jan.2012 - Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, durante abertura da CES 2012. A Microsoft deixa de abrir a CES, feira na qual foi protagonista do início do evento nos últimos 14 anos Imagem: Dan Gluskoter/EFE

Do UOL, em São Paulo

07/01/2013 06h00

Sem a tradicional abertura da Microsoft, a CES (Consumer Electronics Show), uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, enfrenta na edição deste ano o desafio de não perder o brilho e promete mostrar a evolução dos híbridos de tablets com smartphones ou notebooks. O evento em Las Vegas (EUA), que ocorre de 8 a 11 de janeiro com mais de 3.000 expositores, terá cobertura especial do UOL Tecnologia.

A abertura oficial do evento, feita nos últimos 13 anos pela Microsoft,  será apresentada por Paul Jacobs, CEO da Qualcom, fabricante de chips para dispositivos móveis. Para o “Venture Beat”, site especializado em tecnologia, essa mudança é bastante simbólica, já que a Qualcomm representa o mercado bilionário dos smartphones e tablets, e a Microsoft era a marca da indústria de PCs.

Ao desistir da abertura, a Microsoft afirmou que priorizaria outras formas de promoção, o que deve incluir eventos próprios – como Apple e Nokia fazem - e anúncios em redes sociais. Frank Shaw, vice-presidente de comunicações corporativas escreveu no blog da empresa: “Nossa indústria move-se rápido e sofre mudanças a uma velocidade maior ainda. Assim, o modo como nos comunicamos com nossos clientes também deve mudar na mesma velocidade”.

Mesmo ausente, a Microsoft não passará em branco na feira americana. Isso porque muitos dos ultraportáteis que serão apresentados na CES 2013 devem trazer Windows 8, mais recente sistema operacional da Microsoft, ou o Windows Phone 8, no caso dos smartphones.

  • Reprodução/YouTube

    Vídeo de pré-anúncio da Samsung confirma lançamentos de novas TVs na CES 2013

Recai na Samsung a esperança de grandes lançamentos: há o rumor de Samsung Galaxy S4 pode aparecer na feira, o que é pouco provável – a empresa costuma reservar eventos especiais para a tarefa. O “TechRadar” aposta na chegada de um tablet de 13,3 polegadas pela fabricante, que concorreria diretamente com a série Transformer, da Asus.

É certo que a Samsung lance uma nova linha de televisores (um vídeo de pré-anúncio da sul-coreana já circula na internet) e uma versão atualizada do Smart Hub, espécie de “sistema operacional” dos aparelhos. Outra novidade, de acordo com a “CNET”, será a demonstração de uma tela flexível de 5,5 polegadas para uso em smartphones.

Na tendência dos híbridos, a Sony pode apresentar na feira o seu misto de smartphone com tablet. Conhecido pelo codinome “Yuga”, o Xperia Z pode ser lançado com uma tela de 5 polegadas – o que o colocaria em concorrência direta com o Galaxy Note 2, da Samsung. A empresa, no entanto, não confirma o rumor.

A ASUS, segundo o “Ars Technica”, pode levar à CES 2013 dois tablets com tela de 7 polegadas, apontando uma tendência na fabricação de tablets menores, tal qual o Google Nexus 7, que produz em parceria com o Google.

A LG é uma das poucas empresas que já antecipou alguns dos lançamentos que serão feitos no evento. Entre eles, estão o Tab-book H160 e o Z160, híbridos de tablet com notebook. Também serão lançados televisores com a Google TV, sistema que conecta esses aparelhos à internet. Serão TVs das séries GA6400 e GA7900, com telas de 32, 47, 50, 55 e 60 polegadas. A promessa é que os aparelhos tragam uma nova versão do Magic Remote, controle remoto “inteligente” da LG, misto de mouse e teclado.

  • Divulgação

    LG vai apresentar dois novos modelos de televisores com Google TV