Topo

Em primeira abertura da feira CES sem Microsoft, Steve Ballmer faz aparição surpresa

Steve Ballmer (esq) subiu ao palco da cerimônia de abertura, apresentada por Paul Jacobs, da Qualcomm - Júlio César Guimarães/UOL
Steve Ballmer (esq) subiu ao palco da cerimônia de abertura, apresentada por Paul Jacobs, da Qualcomm Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Ana Ikeda

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

08/01/2013 07h25

Era uma apresentação que tinha tudo para passar em branco. Mas o evento de abertura da CES 2013, pela primeira vez em 13 anos sem ter a Microsoft como anfitriã, contou na nesta segunda-feira (7) com uma grande surpresa: a participação do antigo anfitrião, Steve Ballmer, diretor-executivo da gigante do software. Ele foi um dos convidados especiais – além de Garibaldo, da Vila Sésamo – da atual mestre de cerimônias Qualcomm, que produz chips para dispositivos móveis. O evento abre oficialmente ao público nesta terça (8) e terá cobertura especial do UOL Tecnologia

Ballmer falou sobre eletrônicos com o sistema operacional Windows 8 RT (para tablets), que usam processadores Snapdragon e são fabricado em parceria com empresas como Samsung, Nokia, HTC e Dell. "No último mês, mais de 10 mil aplicativos foram incluídos na loja do Windows Phone e muitos mais estão por vir",  disse o CEO da Microsoft, aproveitando o breve espaço designado para sua participação.

Pouco antes da aparição surpresa do executivo da Microsoft, Gary Shapiro, presidente da CEA, empresa que organiza a CES, lembrou que a abertura da feira em toda a sua história só teve outros dois "apresentadores oficiais": Bill Gates, cofundador da Microsoft, e o próprio Steve Ballmer.


Simpatia emprestada
Apesar de não ter o mesmo carisma que Ballmer, Paul Jacobs, diretor-executivo da Qualcomm, fez uma entrada entusiasmada no palco, logo após um rápido diálogo entre três atores representando a "geração mobile", e foi recebido com aplausos empolgados da plateia presente no centro de convenções do hotel Venetian, em Las Vegas. "Não importa muito onde você vive, porque estamos agora na geração móvel. Não dá para viver sem estar conectado. Vocês conseguem?", questionou Jacobs, um tanto desajeitado.

Como a tarefa de substituir Ballmer -- palestrante conhecido pela eloquência e entusiasmo -- não era fácil, Jacobs tomou emprestada a simpatia de celebridades para mostrar parcerias da Qualcomm em diferentes mercados.

Até mesmo o pássaro Garibaldo (nos Estados Unidos chamado de Big Bird), personagem da Vila Sésamo, subiu ao palco para mostrar um aplicativo semelhante ao Google Goggles, que identifica palavras “escaneadas” pela câmera do smartphone. Voltado ao público infantil, o aplicativo Sesame Street Big Bird’s Words tem como objetivo ajudar crianças em período de alfabetização.

Além de Garibaldo, estiveram no palco o cineasta Guilermo del Toro, o piloto da Nascar Brad Keselowski, a atriz Alice Eve, do filme “Star Trek: Into Darkness”, e o ganhador do prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu (em uma aparição gravada). Mesmo com diálogos um tanto ensaiados e com ajuda do teleprompter, Jacobs se saiu bem e em alguns momentos até conseguiu tirar risos da plateia.

Para encerrar a cerimônia, um pocket show da banda americana Maroon 5 agradou aos presentes – até mais que a própria apresentação de Jacobs.

Lançamentos
Entre aparições de celebridades, o executivo da Qualcomm destacou algumas novidades da fabricante. Segundo Jacobs, já existem mais de 50 dispositivos usando processadores Snapdragon e mais 400 em desenvolvimento. 

O lançamento principal foi a nova série de processadores móveis Snapdragon 800, com quatro núcleos e suporte a LTE (4G). Em uma rápida demonstração, o dispositivo revelou alto poder de processamento gráfico, além de ser mais rápido que a geração anterior de chips da mesma fabricante, com imagens com mais textura e fidelidade ao desenho com o qual foram criadas. A Qualcomm afirma que a série 800 tem desempenho 75% melhor que os seus Snapdragon S4 no mercado.

Segundo a Qualcomm, esses processadores já suportam, por exemplo, imagens em UD (ultradefinição), que têm quatro vezes mais resolução que as HD (alta definição). Além disso, o Snapdragon 800 também permite que os dispositivos móveis possam capturar vídeos em UD.

Outra série de chips lançada foi a Snapdragon 600, com poder de processamento 60% superior ao Snapdragon S4 e que chegará a tablets e smartphones no segundo trimestre deste ano.