Topo

Huawei apresenta smartphone com tela de 6,1 polegadas; aparelho será lançado em fevereiro

Smartphone Ascend Mate tem tela de 6,1 polegadas - Divulgação
Smartphone Ascend Mate tem tela de 6,1 polegadas Imagem: Divulgação

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

08/01/2013 09h11

A empresa chinesa Huawei apresentou na feira de tecnologia CES 2013, em Las Vegas, o maior smartphone já anunciado por um grande fabricante de tecnologia: o Ascend Mate, com tela LCD de 6,1 polegadas. Até o anúncio, o maior aparelho dessa categoria era o Galaxy Note II, da Samsung, com tela de 5,5 polegadas. A novidade que se assemelha a um tablet (há muitos modelos de 7 polegadas) será lançada em fevereiro, no mercado chinês, por preço ainda não divulgado.

O aparelho tem processador quad-core (quatro núcleos) de 1,5 GHz, câmera traseira de 8 megapixels, frontal de 1 megapixel, roda sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean) e tem 6,5 mm de espessura em sua parte mais fina (a empresa não divulga o maior valor de espessura). Além disso, a tela com resolução de 1.280 x 720 pixels conta com uma tecnologia chamada “Magic Touch”, pouco útil para os brasileiros, que entende os comandos mesmo quando o usuário veste luvas.

Ainda segundo o fabricante, a bateria de 4050 mAh rende dois dias com uma única carga, se utilizadas “funções comuns” (a empresa não especifica quais seriam elas). A título de comparação, o rival Galaxy Note II tem bateria de 3100 mAh (quanto mais mAh, ou miliampère-hora, mais potente a bateria). O tempo para encher a carga do Ascend Mate, ainda segundo a Huawei , seria 30% menor que o de outros aparelhos da mesma categoria.

Os smartphones estão ganhando telas cada vez maiores. "Nossa expectativa é de que 2013 seja o ano do Phablet", disse Neil Mawston, diretor-executivo da consultoria Strategy Analytics. Os usuários preferem telas grandes porque estão consumindo mais conteúdo visual do que antes em seus aparelhos móveis e usando menos os telefones para chamadas de voz.

Um estudo da operadora T-Mobile indica que 77% dos usuários que já possuem smartphones querem aparelhos com telas de 4,5 polegadas ou mais (o levantamento foi feito com 1.031 usuários norte-americanos acima de 18 anos). Outra pesquisa, esta da Strategy Analytics, afirma que 90% dos donos de smartphones trocam seus aparelhos por um modelo com tela maior. "Essa tendência é impulsionada pela maior capacidade de navegação na internet, além de vídeos e videogames", afirmou o consultor Paul Brown, na divulgação do estudo.