Topo

Caneta especial transforma tela comum em superfície sensível ao toque

Ana Ikeda

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

11/01/2013 18h08

A chegada ao mercado do Windows 8 pode ter desanimado quem acabou de comprar um notebook ou PC sem “touch” – o sistema operacional da Microsoft vem com interface própria para uso em telas sensíveis ao toque. Mas com um pequeno dispositivo e uma caneta inteligente, isso é passado: qualquer tela normal pode ganhar a sensibilidade em sua superfície.

Para usar a Apen Touch 8, da E Fun, é preciso fixar um pequeno dispositivo com ímãs no canto da tela. Depois, ele é conectado via cabo ao USB do computador. E só: o movimento da caneta na tela é idêntico ao feito em uma tela sensível ao toque, sem que seja necessário instalar algum software.

Segundo Jason Liszewski, vice-presidente de vendas da empresa, isso é possível graças à tecnologia de infravermelho ultrassônico na peça acoplada no monitor. Ela capta os movimentos da caneta e cria a impressão de que o usuário está passando os comandos diretamente pela tela.

Mas alguns problemas ocorreram durante a demonstração feita por Liszewski ao UOL Tecnologia. O computador não colaborou e, naquele momento em que o Windows está “pensando” (a hora da ampulheta), a caneta fica inútil. Quando testamos a caneta, foi possível perceber que é preciso fazer uma pressão forte com ela na tela para movimentar os menus do Windows 8. Uma tela sensível “de verdade” precisa de toques bem mais leves.

O mercado, ao menos, tem potencial: a fabricante estima que existam 600 milhões de computadores com Windows 7 que podem ser atualizados para o nono Windows 8.

Nos Estados Unidos, a APEN Touch 8 começa a ser vendida neste mês por US$ 79,99 (cerca de R$ 160).