Topo

Texas planeja biblioteca restrita a livros eletrônicos; 'bibliotech' deve ser inaugurada em 2013

Quem tiver seu próprio leitor digital, como o Kindle (foto), poderá pegar o conteúdo digital emprestado  - Divulgação
Quem tiver seu próprio leitor digital, como o Kindle (foto), poderá pegar o conteúdo digital emprestado Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/01/2013 08h40

O condado de Bexar (San Antonio, Texas) anunciou um projeto com o sugestivo nome de bibliotech, que consiste em uma biblioteca pública onde todos os livros serão eletrônicos.

Esse conteúdo digital será disponibilizado aos visitantes em 50 desktops, 25 laptops e 25 tablets. Também serão oferecidos cem leitores eletrônicos, que poderão ser retirados do local por tempo limitado, e 50 desses gadgets para leitura com conteúdo voltado a crianças.

Aqueles que tiverem seus próprios e-readers (caso do Kindle, Kobo e Nook, por exemplo) poderão pegar emprestado somente o conteúdo digital, se assim quiserem -- esse sistema também tem tempo determinado para a devolução dos livros. O comunicado oficial sobre a bibliotech não detalha como funcionará esse sistema de empréstimo de livros.

A biblioteca deve ser inaugurada em meados de 2013, quando o espaço deverá oferecer 10 mil títulos no formato digital. “Essa é a forma mais eficaz que encontramos de trazer esse tipo de serviço para o condado”, afirmou o juiz Nelson Wolff no comunicado de sexta-feira (11), em que anunciava a novidade. “A iniciativa não deve ser vista como uma substituição das bibliotecas tradicionais”, disse.