Maioria dos celulares usados no Brasil ainda são básicos, indica estudo
Um estudo da Nielsen sobre uso de smartphones em mercados emergentes divulgado nesta quinta (17) revela que o Brasil ainda tem potencial para a venda desses aparelhos. A maioria dos celulares usados no país, cerca de 44%, ainda são do tipo básico.
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Os smartphones respondem por 36% do mercado de celulares no Brasil. O restante fica com aparelhos multimídia (com tela sensível ao toque e/ou teclado QWERTY, mas sistema operacional simples), usados por 21% dos brasileiros. Segundo o instituto de pesquisa, isso mostra que no país ainda não há um tipo claro de celular favorito entre os usuários.
Entre os BRICs (sigla para o grupo Brasil, Rússia, Índia, China), os chineses são os únicos com um mercado onde os smartphones são predominantes. Na Índia, oito em cada dez celulares usados ainda é do tipo básico; na Rússia, cerca de metade dos aparelhos também é simples.
Apenas 10% dos indianos usam smartphones. Na Rússia, o índice é de 37%.
A pesquisa foi feita pela Nielsen na primeira metade de 2012 com 3.900 usuários de celulares na China e Rússia, 3.900 na Índia e 1.000 no Brasil. As próprias pessoas tinham de dizer qual o tipo de celular que usavam.
Maioria das linhas é pré-paga
Nesta sexta-feira (18), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou dados sobre a telefonia celular no Brasil em 2012. O país continua a ter a maioria de linhas pré-pagas. Foram 210,82 milhões (80,53%) de acessos móveis pré-pagos ante a 50,96 milhões (19,47%) de pós-pagos.
O Brasil alcançou 261,78 milhões de linhas móveis ativas no ano passado, quando foram criadas 19,54 milhões de novas linhas. Esses números representam um aumento de 8,07% em relação ao total de assinantes existente em 2011.
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