Topo

Dúvida do leitor: como saber se minha internet está sendo 'roubada'?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

24/01/2013 06h00

O leitor Batista entrou em contato com o UOL Tecnologia para entender o motivo de sua internet sem fio estar agindo de forma estranha. De acordo com o internauta, entre diversos outros problemas, seu acesso à web está cada dia mais lento. Ele acredita que algum de seus vizinhos esteja utilizando sua rede e gostaria de saber como proceder.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com Leandro Vasques, gerente de produtos da Multilaser, as causas da lentidão podem ser três. O representante da fabricante de roteadores conta que, em vista das ocorrências mencionadas, um cabo solto, firmware (programa associado a um equipamento) ultrapassado ou roubo da rede por terceiros podem ser os vilões de Batista.

Um cabo de rede mal encaixado ou com problemas de contato costuma causar lentidão. Para resolver isso, basta tirá-lo do conector do roteador e encaixá-lo novamente. Faça isso e depois use a internet. Se a conexão voltou ao normal, então era esse o problema.

Se isso não resolver, é o caso de atualizar o firmware do roteador. Um firmware é uma espécie de programa que permite a diversos eletrônicos realizar operações básicas. Muitas vezes, esses equipamentos necessitam que seus firmware sejam atualizados para funcionarem normalmente.

Para tanto, basta pegar o modelo do roteador (normalmente, ele está especificado no próprio corpo do aparelho), acessar o site do fabricante, baixá-lo e instalá-lo no modem, por meio do PC conectado a ele.

Como o leitor não informa qual é seu modelo de roteador, é impossível mostrar o passo a passo de como realizar a instalação do firmware. Entretanto, duas das mais populares empresas fabricantes de roteadores do mundo mantêm vídeos e tutoriais ensinando a realizar a tarefa.

A D-Link, que aqui mantém sua página para download de firmware, mostra como realizar o procedimento neste link, por meio de vídeos. Já a Linksys tem aqui sua página de downloads. Neste link, um tutorial genérico.

Senha

Caso o problema de lentidão não esteja relacionado a um cabo frouxo ou o firmware, então a terceira possibilidade pode ser mesmo o “roubo” da rede por parte de algum vizinho. Nesse caso, a implementação de uma senha mais forte pode resolver a situação. Por meio do Painel de Controle do Windows 7, é possível visualizar quem está conectado à rede.

Siga o passo a passo para descobrir:

1. Vá ao menu Iniciar e clique em Painel de Controle;

2. Clique em Rede e Internet;

3. Selecione a opção Exibir computadores e dispositivos de rede;

4. Veja quantos e quais computadores estão conectados. Se for necessário, mude a senha para que sua internet não seja mais roubada.