Chinesas desbancam LG de top 5 de venda de smartphones, diz consultoria IDC
Em uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24), a consultoria IDC constatou que o mercado de smartphones continuou dominado por Samsung e Apple no último trimestre de 2012. Porém, um dos destaques do levantamento é o crescimento de fabricantes chinesas como Huawei e ZTE, que ocupam respectivamente a terceira e a quinta colocação no ranking de vendas de celulares inteligentes. As companhias desbancaram concorrentes tradicionais do ramo como a LG.
Em ordem, as fabricantes com maior divisão de mercado são: Samsung (29%), Apple (21,8%), Huawei (4,9%), Sony (4,5%) e ZTE (4,3%). O restante (35,5%) representa a presença diluída de várias companhias como Motorola, HTC e LG, por exemplo.
"O grande crescimento do mercado de smartphones, que ainda é dominado por Apple e Samsung, ainda oferece grandes oportunidades para a concorrência. Empresas com vantagens de mercado, como as que oferecem aparelhos de baixo custo, podem rapidamente aumentar a participação de mercado. Um bom exemplo é a Huawei. Ela superou a LG e a HTC e está no ranking das companhias que mais vende smartphones", analisa Kevin Restivo, analista da consultoria IDC, em comunicado enviado à imprensa.celulares inteligentes.
De modo geral, o mercado de smartphones cresceu 1,9% no último trimestre de 2012 comparado ao mesmo período de 2011. Ao todo, só nos meses de outubro, novembro e dezembro foram vendidos 219,4 milhões de smartphones. No acumulado do ano, a categoria de celulares inteligentes soma 545,2 milhões de aparelhos comercializados.
Ao analisar as companhias, a consultoria IDC destaca o recorde de venda da Samsung com a linha Galaxy (que conta com uma vasta variedade de recursos e preços) e possibilidade da empresa sul-coreana de apresentar um sistema operacional próprio em 2013.
Quanto a Apple, o destaque fica pelo crescimento da venda de aparelhos antigos da marca, como o iPhone 4 e iPhone 4S, e o aumento da participação da companhia na China. Recentemente, a empresa da maçã divulgou os resultados do último trimestre de 2012 e informou que bateu recorde na venda de iPhones.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.